A União Europeia
Por: Emanuel Sabino • 30/11/2017 • Monografia • 2.719 Palavras (11 Páginas) • 239 Visualizações
UNIFG CENTRO UNIVERSITÁRIO GUARARAPES
CURSO BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ABRAÃO AUGUSTO
CARINE NERIS
EMANUEL SABINO
IGOR ALVES
MARCOS VITOR
UNIÃO EUROPEIA
JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE
2017
UNIÃO EUROPEIA
Trabalho apresentado à disciplina Integração Regional, como requisito à obtenção de nota, ministrado pelo professor Adilson Paradela.
JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................0 1
2. CONCEITO DA UNIÃO EUROPEIA................................................................................0 2
3. HITÓRIA.............................................................................................................................0 3
4. PRINCIPAIS PARCEIROS................................................................................................ 04
5. ANALISE DAS NEGOCIAÇÕES ENTRE ELES..............................................................05
6. INFLUENCIA DA UE NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE ELES..........................................06
7. ESTATISTICAS COMPARATIVA DE NEGOCIOS NO NORDESTE............................07
8. CONCLUSÃO.....................................................................................................................0 8
9. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................0 9
INTRODUÇÃO
A União Europeia configura-se como o principal destino das exportações do Nordeste brasileiro. Não obstante, as possibilidades para o aumento das relações comerciais entre essas duas regiões parecem ser maiores, o que motiva conhecer os setores que se caracterizam pelo baixo aproveitamento frente ao que potencialmente deveria ocorrer. Esse é o principal objetivo do presente estudo, que além de sugerir as “janelas” comerciais para produtos nordestinos no bloco europeu, indica os acréscimos possíveis de exportação para cada estado da região e cada setor classificado segundo a Nomenclatura Comum do MERCOSUL. A análise foi feita com base no Índice de Complementaridade e no Índice de Efetividade Comercial, com dados referentes ao ano de 2016. O primeiro indicador aponta os setores com maior potencial de exportação de cada estado nordestino com destino à União Europeia, enquanto que o segundo possibilita verificar se os setores complementares são efetivamente aproveitados. Os acréscimos possíveis de exportação, por sua vez, foram obtidos conforme a chamada hipótese do potencial atingido. Os resultados apontam para a ocorrência de diversos setores subaproveitados em cada estado e para elevados acréscimos potenciais dos mesmos, o que sugere a necessidade de políticas de alavancagem setorial.
Palavras-chave: Exportações, Nordeste, União Europeia.
CONCEITO DO BLOCO
A União Europeia é um bloco econômico constituído por 28 países. Ele surgiu na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente composto por seis países. A intenção inicial era incentivar a cooperação econômica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos. O que começou como uma união apenas econômica se tornou uma organização que abrange vários domínios de intervenção, desde o clima à justiça e imigração. Em 1993, esta evolução refletiu-se na mudança de Comunidade Econômica Europeia (CEE) para União Europeia (UE).
A UE possui os princípios do Estado de Direito. As ações têm por base tratados aprovados de forma voluntária e democrática pelos países que formam o bloco, eles também se utilizam do princípio da democracia representativa, os cidadãos são diretamente representados, ao nível da União, no Parlamento Europeu e os Estados-Membros no Conselho Europeu e no Conselho da UE.
HISTÓRICO DA UNIÃO EUROPEIA
A criação da União Europeia ocorreu em 1944, quando Bélgica, Holanda e Luxemburgo fundaram o “Benelux”, um acordo econômico entre os três países com a finalidade de facilitar o escoamento da produção de carvão e aço destes pelo Porto de Roterdã, na Holanda. Seguindo no mesmo sentido, no ano de 1951 é fundada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com objetivo de unificar a produção entre países interessados de aço. Após isso, houve também a fundação da Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom), bem como a Comunidade Econômica Europeia, em 1957, a partir do Tratado de Roma.
Em 1993, a partir de uma série de debates de reuniões com líderes de vários países, foi assinado o Tratado da União, ou Tratado de Maastricht, o qual foi a base para constituição da União Europeia (UE). Naquele contexto, a União Europeia era formada por três instituições centrais, o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia, cada qual com funções bem definidas no âmbito do bloco. Na época, faziam parte do bloco apenas 12 países, sendo eles: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Espanha e ainda o Reino Unido.
Atualmente são membros da União Europeia: Alemanha, Hungria, Áustria, Irlanda, Bélgica, Itália, Bulgária, Letônia, Chipre, Lituânia, Croácia, Luxemburgo, Dinamarca, Malta, Eslováquia, Países Baixos, Eslovênia, Polônia, Espanha, Portugal, Estónia, Finlândia, República Checa, França, Romênia, Grécia e Suécia.
PRINCIPAIS PARCEIROS DA UNIÃO EUROPEIA
A Europa é a maior exportadora de bens e serviços do mundo e é o maior mercado de exportação para cerca de 80 países. As trocas comerciais entre a UE e o resto do mundo atingiram 3 454 mil milhões de euros em 2016.
...