A administração financeira nada mais é do que um conjunto de práticas administrativas
Por: brenda18 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 434 Visualizações
SUMARIO
I.INTRODUÇÃO...................................................................................................3
1 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
1.1 ETAPA ..........................................................................................................4
1.1.2 Passo 2......................................................................................................4
1.1.3 Passo 3......................................................................................................5
1.1.4 Passo 4.......................................................................................................7
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................8
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................9
3
INTRODUÇÃO
A administração financeira nada mais é do que um conjunto de práticas administrativas que visa desenvolver a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e obter lucros. Diante destes planejamentos e práticas, é possível estudar e entender a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.
A área da administração financeira e orçamentária está diretamente ligada ao processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos e posse de recursos.
O profissional que é responsabilizado pela área, ou seja, o gestor financeiro, precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa a nível suficiente para se mantenham sempre como investidores fiéis, além de se preocupar com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores.
4
1 DESENVOLVIMENTO
- ETAPA 1
1.1.2 Passo 2
A administração financeira está presente em todos os setores funcionais de uma empresa. Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Através dela é possivel constatar e diminuir severamente gastos desnecessários em cada setor, analisando e planejando o controle financeiro e tomando as decisões certas sobre investimentos e financiamentos, visando sempre o melhor para a mesma.
Para uma administração perfeita, há vários fatores que podemos considerar: Além do planejamento, direção, controle e organização, existem práticas para que processo e o sistema funcionem adequadamente. São elas:
• Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado, de mãos dadas, com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado momento.
Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através dos números mostrados em relação as receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomada de decisão.
• Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras. Ele mostra as entradas e saídas diárias que o setor ou a empresa em um todo, está gerando.
5
A competitividade e os contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas uma eficiência enxuta na gestão financeira de seus recursos. Assim, uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras. Sendo assim, e é essa a finalidade do fluxo de caixa.
• Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a principal demonstração financeira existente, demonstrando de maneira organizada, quais são (aspecto qualitativo) e quanto valem (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações. É um relatório contábil obrigatório por Lei, onde mostra como está de fato o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado período (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada).
No Balanço, o patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O balanço mostra o patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente (apresentando cada item que faz parte do patrimônio e quanto se possui de cada um deles).
O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiverem iguais, significa que há erros na contabilidade da organização).
1.1.3 Passo 3
É imprescindível para todo administrador ter noções financeiras, independente da área que ele pretende dar ênfase. Para que uma empresa possa ser administrada, deve se ter o cuidado de ter um controle de suas finanças, para que não haja prejuízo ou perda para esta empresa. Porém, não é todo empresário que pensa desta forma e infelizmente várias micro e pequenas empresas acabam fechando as portas por falta de estrutura para
6
gerenciar e administrar seu negócio. Para aquele administrador que pretende se estabilizar na área de finanças, deve buscar um pleno conhecimento da Administração de caixa e está veiculada ao ciclo financeiro da empresa.
Administração de caixa nada mais é do que usar métodos e pessoas competentes para controlar tudo aquilo que diz respeito à parte financeira da empresa, ou seja, supervisionar a evolução do equilíbrio e/ou desequilíbrio de entrada e saída de recursos financeiros em certo período estipulado, formando assim o Fluxo de caixa. Esse recurso é imprescindível para que a empresa tenha o controle de seus gastos e lucros, compreenda tudo aquilo que foi investido, os pagamentos e obrigações parciais ou totais dentro de certo período, assim como também novas obrigações a contratar, prevendo as entradas e saídas de recursos, os períodos em que há ênfase de déficit ou superávit de sua produção e por fim, gerar todos os seus resultados, sejam eles positivos ou negativos.
...