Analise e estrutura financeira administrativa
Por: milock • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
GESTÃO FINANCEIRA
Para poder funcionar e operar no mercado, toda empresa precisa de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para suas instalações, maquinas e equipamentos para produzir, matéria-prima para processar, pessoas para trabalhar e vender significa a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as maquinas e equipamentos, comprar as matérias-primas, pagar os salários do pessoal, recolher os impostos, etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial e nem pode funcionar sem algum capital de giro, garantir suas operações cotidianas. O dinheiro é o motor dos negócios, sem ele, não há vida empresarial.
As empresas são organizações sociais que utilizam dinheiro, recursos e competências para entregar algo ao mercado e atingir determinados objetivos. Esses objetivos estão relacionados com a lucratividade do negocio.
Existem empresas lucrativas em que o objetivo final é o lucro, e empresas não lucrativas o objetivo final é a simples prestação de algum serviço publico, independentemente do lucro.
As empresas não lucrativas também buscam o lucro no sentido de se tornarem independentes das verbas do governo ou do mantenedor.
O lucro é o excedente entre a receita obtida e a despesa efetuada em uma determinada operação. O lucro significa a remuneração do empreendedor que assume os riscos do negocio.
A EMPRESA É UM CONJUNTO DE PROCESSO
A empresa é um conjunto integrado de processos pelas seguintes razões:
- Ela cria e entrega algo de valor
- Que as pessoas querem ou apreciam
- A um preço que elas estão dispostos a pagar
- Para satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes
- De forma que a empresa gere lucro suficiente para fazer valer a pena para seus proprietários manterem suas operações.
Cada um desses processos pode ser respectivamente denominado:
- Criação de valor;
- Marketing;
- Vendas;
- Entrega de valor
- Finanças.
FORMAS JURIDICAS DAS EMPRESAS
FIRMA INDIVIDUAL
É constituída por um único empresário ou proprietário que responde pelos seus negócios. É a empresa cujo proprietário é uma pessoa que opera em seu próprio beneficio. A firma individual é geralmente uma pequena empresa (como oficina de automóveis, sapataria, mercearia), na qual o proprietário toma todas as decisões e opera a propriedade juntamente com alguns poucos empregados. O capital da firma individual advém de recursos próprios ou de empréstimos de curto prazo. O proprietário tem direito a todo o lucro da empresa, mas, em contrapartida, tem responsabilidade ilimitada sobre as dividas. Não há distinção entre o rendimentos de pessoas física e de pessoa jurídica, de modo que o lucro da empresa é tributado como se fosse rendimento de pessoa física. A duração da firma individual é limitada pela vida do proprietário , e o capital próprio, que pode ser reunido é limitado à riqueza pessoal do proprietário.
A firma individual apresenta as seguintes vantagens:
- O proprietário é o seu próprio patrão;
- O proprietário assume todo o lucro, mas também todo o risco do negocio;
- Tem baixos custos operacionais por sua estrutura simples;
- Permite economias fiscais, principalmente com relação ao Imposto de renda;
- Esta sujeita a menos regulamentação.
Por outro lado, a firma individual apresenta algumas desvantagens:
- Responsabilidade ilimitada em relação aos credores;
- Limitação de capital;
- O proprietário deve jogar em todas as posições do negocio.
SOCIEDADE DE PESSOAS
São empresas constituídas por dois ou mais sócios que se associam no mesmo negocio com o objetivo de obter lucro. São semelhantes à firma individual, exceto pelo fato de que tem dois ou mais proprietários ou sócios. Embora quase sempre maiores do que as firmas individuais, em geral não chegam a assumir grandes proporções ou tamanhos. É o caso de corretoras de seguro, corretoras de imóveis, firmas atacadistas e varejistas, empresas de prestação se serviços, etc. a sociedade de pessoas é constituída por meio de um contrato social firmado entre os sócios e pode assumir uma variedade de formas de sociedades comerciais. As principais são:
- Sociedade por firma ou nome coletivo;
- Sociedade de capital e indústria
- Sociedade por cotas de responsabilidade limitada;
- Sociedade em comandita simples;
- Sociedade em comandita por ações;
- Sociedade por conta de participação.
Nas sociedades limitadas, os sócios assumem responsabilidade limitada até o montante investido no capital. Nas sociedades ilimitadas, os bens pessoais dos sócios respondem pela totalidade das dividas assumidas no negocio.
A sociedade de pessoas apresenta varias vantagens:
- Economias fiscais;
- Maior capital;
- Mais facilidade de credito;
- Cooperação e habilidades administrativas;
- A maneira como os lucros ou prejuízos serão repartidos entre os sócios e descrita no contrato social.
Todavia, a sociedade de pessoas pode apresentar desvantagens:
- Responsabilidade solidaria dos sócios;
- Vida limitada
SOCIEDADE ANÔNIMA
É uma sociedade comercial em que o capital social é constituído por ações de um mesmo valor nominal e é formado por meio de subscrições. Cada pessoa subscreve o numero de ações que lhe convier, tornando-se acionista da sociedade anônima. O capital de cada sócio é representado pelo numero proporcional de ações que subscreve. A sociedade anônima é administrada por um conselho de administração e por um presidente. O conselho de administração define os negócios e a política geral da empresa. O presidente é responsável pela administração das operações diárias e pela implementação das políticas estabelecidas pelo conselho de administração, respondendo periodicamente a este.
...