A importância da administração, com base nos princípios da gestão escolar
Trabalho acadêmico: A importância da administração, com base nos princípios da gestão escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mda2348 • 17/11/2014 • Trabalho acadêmico • 3.895 Palavras (16 Páginas) • 282 Visualizações
Sumário
Introdução 4
1. Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial 5
1.1 O que é administração 5
1.2 Diferenciar administração de organização 5
1.3 Apresentar de que maneira que a administração aparece nos seguintes períodos 5
2. Escolas da administração 7
2.1 Primeira Revolução Industrial 7
2.2 Segunda Revolução Industrial 8
2.3 Nova Revolução Industrial 9
3. Reflexão sobre o vídeo do Rafinha 10
4. Escola Clássica Taylor, Ford. Escola Clássica Fayol. Escola Clássica Weber. Evolução da escola clássica. Evolução da escola clássica 11
4.1 Reflexões sobre o filme Tempos modernos 11
5. Aplicando os princípios da escola Clássica da Administração para melhor organizar a padaria Q Pão 11
5.1 Tempos e métodos da padaria Q Pão 12
5.2 Planejamento das funções 13
6 - Para ajudar a resolver os problemas estruturais ocorrentes na Pararia Q Pão, seria eficaz a adoção dos seguintes Princípios Gerais de Administração de Fayol 14
6.1 Abaixo, o organograma da Padaria Q Pão do Sr. Bread 15
7. A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio de hierarquia 15
8. Conclusão 18
9. Bibliografia 19
Introdução
Neste trabalho iremos abordar a importância da administração, baseando-se em fundamentos das escolas da administração, visando destacar o papel do administrador nas organizações e como isso vem se desenvolvendo desde os tempos da Revolução Industrial.
Focamos os principais problemas da Padaria Q Pão, a fim de ajudar o Sr. Bread a minimizá-los, lhe proporcionando uma boa gestão, nesse sentido iremos abordar a questão do planejamento, da estrutura de organizar e controlar com métodos eficientes e eficazes para o perfeito funcionamento e lucratividade da organização.
Etapa 1
1. Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
1.1 O que é administração?
Administração vem do latim ad – direção para, tendência e minister - de subordinação ou obediência, ou seja, aquele que presta serviço a outro. Hoje seu objetivo é realizar uma ação organizacional dentro das organizações visando objetivos, através de planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades realizadas em todos os setores e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar maneiras mais adequadas da realização do trabalho. As cinco variáveis constituem dos seguintes componentes: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente. Componentes bem complexos, pois cada qual influência e são influenciados uns pelos outros. Quando há alteração em um destes componentes, os mesmos provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. Em suma, significa desenvolver uma função sob o comando de outro.
1.2 Diferenciar administração de organização:
A administração está totalmente direcionada a se obter resultados ou objetivos através de recursos como planejamento, organização, gerência de pessoas, gera e controla recursos materiais e financeiros, ou seja, a administração é a área responsável pelo desempenho das pessoas na organização de forma a alcançar objetivos elevados eficientes e eficazes. Sendo assim, organização é um todo, onde sua meta final é o objetivo realizado através dos recursos utilizados pela administração.
1.3 Apresentar de que maneira a administração aparece nos seguintes períodos:
- Revolução Urbana: Surgimentos das cidades e estados; Formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis e sacerdotes; Formação de uma classe de funcionários públicos, invenção da contabilidade primitiva; Legislação, etc...
- As primeiras organizações e seus administradores: A abundância de água levou os primeiros colonizadores formar uma “sociedade de irrigação”. A responsabilidade de coordenar esse esforço coube aqueles que exerciam as funções sacerdotais.
- No Egito: Para proteção do reino, os egípcios do Novo Império criaram um exercito regular, formado por soldados assalariados, e construíram uma rede de fortes. Todos os fortes continham grandes celeiros, suficientes para suprir várias centenas de homens durante um ano.
- Babilônia e Assíria: Os babilônios gostavam das cores, usavam cores para controlar a produção e o estoque nas fabricas de tecido e nos celeiros. Isso permitia que a administração controlasse o tempo de permanência dos fios dos estoques. Os babilônios também foram pioneiros nas instalações de um sistema de incentivos salariais.
- Na China: Entre as mais conhecidas contribuições da China a Administração encontra-se as obras de Sun Fzu, Confúncio e Mêncio.
Sun Fzu é um autor chinês que escreveu no século IV A.C a respeito de estratégia militar. A Arte da Guerra é um manual de princípios fundamentais permanentemente sobre planejamento, comando e doutrina.
Confúncio e Mêncio, Confúncio é o de que a importância das pessoas baseavam-se em méritos Mêncio é discípulo de Confúncio pregava a meritocracia e era defensor da democracia.
- Na Grécia:No século V A.C. começou na Grécia um fértil período de produção de ideias e soluções que viriam a influenciar profundamente a administração das organizações de todos os tipos. Democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei etc..
- Roma: Roma controlava uma população de 50.000.000 de pessoas por 12 séculos, a capacidade de construir e manter o império e as
...