A importância da motivação do trabalho
Por: Andrey Rocha • 24/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
A importância da motivação do trabalho:
Resumo
Palavras chave
Abstract
Keywords
Introdução
Diante de um cenário tão desafiador, competitivo e exigente que encontra-se no mercado de trabalho, está cada vez mais difícil manter-se motivado e esse baixo nível de motivação tem influenciado diretamente nos resultados das empresas
A motivação é imprescindível para o sucesso em todas as áreas da vida, inclusive no trabalho, pois ela leva as pessoas a agirem e sem ação não existe sucesso, não é atoa que colaboradores desmotivados tendem a produzir menos e com menor qualidade.
O objetivo geral deste artigo é incentivar as empresas a trabalharem melhor a motivação de seus colaboradores e para isso serão apresentados os benefícios que as mesmas poderão obter e alguns fatores que podem estimular o aumento da produtividade e da eficiência.
- Fundamentação teórica
- O que é motivação?
Como o próprio nome já diz a palavra motivação é o motivo que leva um indivíduo ou um grupo como todo a executar uma determinada ação.
De acordo com o Carneiro (2017 p.18), “A motivação motiva a ação, faz-nos sair do lugar, enquanto a empolgação transforma-nos em pessoas alegres, mas inertes.”
O autor acredita que para obter o sucesso almejado não basta apenas encontrar-se em um estado de empolgação, é necessário estar motivado, ou seja, é preciso ter um forte motivo que estimule o indivíduo a agir em busca daquilo que ele deseja.
Ainda segundo o Carneiro (2017), “quem não luta por algo se paralisa por qualquer coisa”.
A palavra motivação provém do latim moveres que significa mover, portanto pode-se dizer que está motivado é estar em movimento.
CHIAVENATO (2010, p.242), afirma que a motivação é a razão que faz as pessoas realizarem uma ação de se mover em busca de algo. Neste sentido o autor vê a motivação como uma força capaz de mover os indivíduos de um ponto A para um ponto B.
Existe basicamente duas formas de motivação:
A primeira é um tipo mais profundo que depende de fatores internos como amor e prazer.
Já a segunda é gerada a partir de influências externas como recompensas financeiras e outras formas de reconhecimento.
Machado (2011), define a motivação intrínseca ou automotivação como sendo aquela que não depende de outros, apenas da pessoa envolvida e a extrínseca como aquela que depende de outros.
1.2 As principais causas da desmotivação no trabalho
Parece que a cada ano que passa as exigências e a competitividade só aumenta no mercado de trabalho, porém muitas empresas se esquecem que para os seus colaboradores possam atingir as metas estabelecidas de forma eficiente, não basta apenas cobrar, também é necessário incentiva-los e o resultado dessa mal liderança exercida por alguns gestores é a grande quantidade de profissionais que se encontram desmotivados no trabalho e consequentemente a queda na eficiência.
Para Themel (2022), "se manter motivado em um trabalho que o desmotiva e cobra mediocridade é desafiador, pois existe dois caminhos, ou as pessoas deixam de fazer as coisas porque estão ruins ou por desejar algo ainda melhor"
Tudo que incomoda e gera insatisfação torna-se de certa forma desmotivador, portanto as causas da desmotivação no trabalho podem ser as mais variadas e para resolver esse problema as empresas podem analisar o que tem desmotivado os seus colaboradores e apresentar possíveis soluções.
Conforme Cabral (2019), entre os principais motivos que podem causar desmotivação no trabalho estão a falta de paixão pelo que faz, a falta de resultados e o ambiente desagradável.
Um outro fator que pode gerar desmotivação seja no trabalho ou em qualquer outra área da vida é a falta de reconhecimento, pois já foi comprovado cientificamente que todo ser humano tem a necessidade de ser reconhecido pelo que faz bem.
Segundo Jabur (2018), "o reconhecimento estimula a produtividade o foco e a memória. Por outro lado a falta dela causa desmotivação". Por isso é importante as empresas adotarem uma política de premiação para reconhecer aqueles colaboradores que realizarem um bom trabalho.
Uma equipe desmotivada não consegue ter um bom desempenho e não só apresenta queda na produtividade, como também na qualidade.
Nas palavras de Fonseca (2017), para motivar uma equipe desmotivada é importante o gestor oferecer capacitação, envolver os colaboradores nas decisões da empresa, fazer com que eles tenham clareza dos objetivos da empresa e da sua importância dentro do processo e recompensá-los pelo bom trabalho.
1.3 Fatores que contribuem como elementos de motivação no ambiente laboral.
A liderança está muito mais ligada à motivação do que se possa imaginar, pois a forma como o líder se relaciona com os seus liderados pode influenciar diretamente no engajamento e na produtividade da equipe.
...