A indústria têxtil
Seminário: A indústria têxtil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j0118 • 17/9/2013 • Seminário • 868 Palavras (4 Páginas) • 546 Visualizações
A indústria têxtil
A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, têxteis domésticos (roupa de cama e mesa) ou em artigos para aplicações técnicas (geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.). A indústria têxtil tem seu processo produtivo muito diversificado, ou seja, algumas podem possuir todas as etapas do processo têxtil (fiação, tecelagem e beneficiamento) outras podem ter apenas um dos processos (somente fiação, somente tecelagem, somente beneficiamento ou somente fiação e tecelagem etc).
A manufatura dos tecidos é uma das mais velhas tecnologias do homem. Os tecidos conhecidos mais antigos datam aproximadamente do ano de 5.000 AC. As primeiras fibras a serem transformadas em fios e tecidos foram o linho e o algodão.
Máquinas a vapor e, mais tarde, motores elétricos. É interessante observar também que a indústria A automação da indústria têxtil coincidiu com a Revolução Industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser acionadas por têxtil foi pioneira no controle de máquinas por dispositivos binários, através dos cartões perfurados usados nos teares Jacquard.
É dividida basicamente em fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecidos e confecção, podendo ser uma indústria verticalizada, com todos os processos, ou ainda ter somente uma ou algumas fases da produção.
A indústria têxtil pertence a cadeia produtiva têxtil, cujo início se encontra nos produtores de matérias-primas (algodão e demais fibras), insumos (corantes têxteis, pigmentos têxteis, produtos auxiliares etc), e nos fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis. A mesma encerra-se no comércio de venda final ao consumidor.
• “Santa Catarina é hoje o segundo principal pólo do país, atrás de São Paulo, mas pode tornar-se líder nos próximos cinco anos, se mantidas as taxas de crescimento”.
• O relatório mostra que o segmento de vestuário catarinense se destacado na produção de confeccionados. Apesar do desempenho superior, o setor também possui desafios a serem superados, em campos como logística e custo da energia elétrica.
Turismo em Santa Catarina
O Estado de Santa Catarina possui um território repleto de contrastes: as serras com suas imponentes montanhas se contrapõem ao litoral com suas belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; Na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização enquanto suas maiores cidades, como Joinville, ao norte, e a capital Florianópolis, são cidades com edificações contemporâneas e sofisticadas. Florianópolis é ainda uma cidade marcada pela forte presença de jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe.
Hoje, conhecer o Estado de Santa Catarina é uma oportunidade de conhecer uma peculiar combinação de nacionalidades, que se percebe não apenas na cultura, como também no patrimônio histórico. O Estado oferece grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias, espalhadas por destinos como São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba e várias outras, além da beleza das lagoas situadas no sul catarinense; do rigoroso frio da Serra Catarinense durante o inverno, com suas fortes geadas – às vezes acompanhadas por neve - garantindo aconchegantes e românticos roteiros. Faça frio ou faça sol, existem incontáveis opções
...