A negociação
Por: lariju • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 575 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
No filme A negociação, o foco principal abordado é a negociação e o planejamento envolvido em torno deste. Este planejamento, dividido em objetivos e prioridades, e que são claramente demonstrados no decorrer do filme, resulta no sucesso da negociação. Ele contribui para a busca de alternativas e eficiência de acordo com a necessidade de cada caso.
No processo de negociação existem problemas de conduta ética, visto que deve haver compromisso dos envolvidos nos processos, a fim de que haja confiança em todas as etapas, entre as partes envolvidas.
E relação à ética, não existe padrão. A cultura, educação, valores, caráter e formação influenciam nos comportamentos e pensamentos éticos de uma pessoa. Desta forma, o que é ético para mim, pode não ser para outro. Tudo depende da situação vivenciada.
E relação ao filme, já no início do mesmo, o negociador está envolvido numa situação em que o bandido estava descontrolado e desequilibrado emocionalmente, colocando a vida de uma criança em risco. Ao ganhar a confiança do bandido, o negociador esteve contra a ética policial no momento em que entrou no apartamento, sem o consentimento dos demais. Ao distrair o bandido e resgatar a criança, colocou o bandido na mira do companheiro de equipe, atirador, que o imobilizou com o tiro, obtendo êxito na negociação.
O problema de se tomar uma atitude antiética é que muitas das pessoas a observam como busca de vantagem, de demonstração de poder, ou mesmo estar no controle. Isto gera a imagem de uma pessoa sem credibilidade ou mesmo de alguém que apresenta riscos a um determinado pessoal, setor, departamento.
E foi exatamente esta situação que ocorreu com a personagem principal, Danny Roman, que se tornou vitima de uma armação policial que o acusa de matar seu parceiro Nate Roenick, já que o mesmo havia lhe contado sobre o desvio de quase dois milhões de dólares do fundo de pensão, por companheiros do seu próprio departamento.
Em comparação com a atitude de Roman na invasão do apartamento do bandido, supracitado, que foi considerada antiética pois não comunicou a equipe, é a conduta de desvio de dinheiro que deve ser considerada nesta categoria, visto a gravidade da situação e acusação.
Voltando ao filme, Roman, tentando provar sua inocência, e numa atitude desesperada, invade o departamento de Assuntos Internos do Departamento de Polícia de Chicago, faz cinco reféns, dentre eles o Chefe deste departamento, e se torna o sequestrador da vez. Em seguida, exige o negociador Chris Sabian, um policial desconhecido, já que não se pode confiar nos amigos.
A questão da ética, a partir deste ponto, são:
O negociador Chris Sabian demonstra ter certeza do que está fazendo, bem como preparação para a questão da negociação
Chris não se deixou influenciar pela opinião da maioria;
Mesmo não conhecendo Roman, Chris deixou que o mesmo falasse, podendo analisar o que estava acontecendo e quem tinha a razão;
No momento em que um policial foi ordenado a atirar Roman, ele considera a sua formação moral, seu princípios e valores, e acaba não atirando, desistindo do posto.
Conhecer mais de uma opinião ou versão da história resulta em agir com ética, visto que haverá uma conclusão justa e real da situação.
Sobre a conduta antiética, pode-se citar:
Julgamento indevido de um indivíduo, baseado em suas atitudes, valores, princípios;
Desrespeitar o comando de quem está liderando. Não há negociação, nem sucesso, quando há comandos diferentes. No filme, este momento pode ser retratado quando o outro comandante manda a equipe invadir, sendo que o negociador Chris era quem estava à frente da negociação;
...