A questão da escassez de recursos produtivos para atender a todas as necessidades humanas
Ensaio: A questão da escassez de recursos produtivos para atender a todas as necessidades humanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagodiastotan • 23/11/2014 • Ensaio • 3.359 Palavras (14 Páginas) • 608 Visualizações
alternativa D apresenta a definição de microeconomia.
A alternativa E apresenta o conceito formal de mercado.
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, conseqüentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da demanda.
Resposta Selecionada:
Incorretad. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.
Resposta Correta:
Corretae. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma oferta maior que a demanda.
Feedback da resposta:
As demais alternativas apresentam situações que divergem do aspecto básico da escassez de demanda que é: A elevação de preços na economia provoca aumento da oferta e redução da demanda em virtude das Leis: Lei Geral da Oferta e Lei Geral da Demanda.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
A distinção entre demanda e quantidade demandada passa por fatores subjetivos que podem influenciar o desejo de consumir. Em 13 de fevereiro de 2008 foi publicada na página do IDG Now ((http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/13/tv-no-celular-e-desejo-de-consumo-de-44-dos-usuarios-diz-estudo) uma reportagem sobre um estudo encomendado pela empresa Ericsson e pela CNN que apresentava o desejo de consumo de 44% dos usuários da telefonia celular interessados em assistir à TV aberta no celular.
“Assistir à TV aberta no celular, um dos temas mais discutidos durante o Mobile World Congress esta semana em Barcelona, parece ser um objeto de desejo dos consumidores. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Ericsson e pela rede CNN para avaliar o comportamento do consumidor em relação a esse serviço.
Os executivos de operadoras brasileiras que visitam a feira para acompanhar as últimas novidades se mostraram interessados nas demonstrações que viram até agora de plataformas de TV no telefone móvel, segundo relato de alguns fabricantes.”
O fato é que ter desejo de consumir é diferente de adquirir um produto ou serviço. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o significado, conceitual, desta distinção.
Resposta Selecionada:
Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.
Resposta Correta:
Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.
Feedback da resposta:
O consumidor ao se deparar com o preço do produto objeto de seu desejo e decidir comprá-lo, ou não, estará influenciado o resultado da quantidade demandada de um produto ou serviço. Entretanto, as demais variáveis como riqueza, propaganda... influenciam o desejo de consumir esse produto ou serviço. Ao analisarmos um gráfico com informações sobre preço e quantidade estamos identificando a relação existente entre preço, quantidade e as decisões do consumidor sobre qual a quantidade de cada produto ele estará disposto a adquirir em relação à redução/elevação de seu preço.
Domingo, 23 de Novembro de 2014 22h56min51s BRST
———————
Revisar envio do teste: Atividade 3
Usuário TIAGO SILVA DIAS
Curso ECO01001 - ECONOMIA (ON.0) - 201421.00542
Teste Atividade 3
Iniciado 23/11/14 22:57
Enviado 23/11/14 23:06
Status Completada
Resultado da tentativa 1,25 em 1,25 pontos
Tempo decorrido 8 minutos
Resultados exibidos Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Sabe-se que variação no preço de um bem provoca variações nas quantidades demandadas deste bem, deste modo pede-se que seja calculada a elasticidade-preço da demanda pelo Xampu que em abril vendeu 120 unidades ao preço unitário de R$ 8,60 e em maio passou a vender 280 unidades em razão da promoção que ocorreu para o dia das mães ao preço de venda unitário de R$ 7,20.
Para não incorrer em divergência de resposta, procure empregar a fórmula:
preço inicial x variação na quantidade/qtd inicial x variação no preço.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Corretaa. A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.
Resposta Correta:
Corretaa. A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.
Feedback da resposta:
CORRETA: A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.
Veja o cálculo: (8,60 x 160)/(120 x
...