Teoria das Necessidades Humanas – Maslow
Tese: Teoria das Necessidades Humanas – Maslow. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ligia14 • 19/6/2013 • Tese • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.001 Visualizações
Motivação
O bom desempenho de suas atividades depende de quão motivado está o colaborador, pois se tratando de comportamento, a motivação pode ser conceituada como esforço e apego exercido pela pessoa para fazer alguma coisa, por isso estar motivado é um dos principais fatores que contribuem no desempenho das tarefas no trabalho, nos diz Chiavenato (1993)
Para uma boa estratégia de marketing Kotler e keller (2006) citam três teorias motivacionais, a Freud, de Herzberg e de Maslow para auxilio da análise do consumidor, conforme a seguir: Freud nos diz que “as forças psicológicas que formam o comportamento dos indivíduos são basicamente inconscientes e que ninguém chega a entender por completo as próprias motivações”. Entende-se que são vários os motivos que estimulam as emoções, por isso o profissional de marketing deve criar mecanismos a fim de passar a mensagem de apelo do produto de forma que consiga tocar os pontos motivacionais.
Teoria das Necessidades Humanas – Maslow
Psicólogo norte-americano, Abraham Maslow foi o criador da hierarquia de necessidades, conhecida como a “Pirâmide de Maslow”. Nasceu no Brooklin, Nova York, em 1° de abril de 1908. Seus pais eram semi-analfabetos, mas como a família sonhava em ter um filho advogado, ingressou na faculdade de Direito de Nova York.
Insatisfeito, largou o curso e transferiu seus estudos para a Universidade de Cornell. Casou-se a contragosto com sua prima, logo mudou-se para Wisconsin, onde conheceu o estudioso Harry Harlow, responsável pelos estudos a respeito do comportamento de filhotes de macacos.
Esse contato despertou o interesse de Maslow pela psicologia. Tornou-se, na área acadêmica psicológica, barachel em 1930, mestre em 1931 e doutor pela Universidade de Wisconsin em 1934.
No ano seguinte, retornou a Nova York, e começou a trabalhar na Universidade de Columbia e a lecionar na Universidade do Brooklin, onde conheceu importante grupos de psicólogos. Passou a se dedicar aos estudos da motivação humana e das hierarquias da necessidade do indivíduo.
...