ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Por: vinicios roque • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 3]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ADRIANY DA SILA RIBEIRO PINTO - RA: 359473
AYANNA SANTOS DE LIMA COSTA – RA: 376916
ÉRICA DA SILVA ALMEIDA - RA: 379639
VINICIOS DA SILVA ROQUE - RA: 388856
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
TUTOR A DISTÂNCIA: PROFESSORº ADILSON DO CARMO BASSAN
FEIRA DE SANTANA – BA
2015[pic 4]
SUMÁRIO
Introdução____________________________________________________________ 3
1. Desafio _____________________________________________________________3
1.1 Conceitos importantes sobre administração________________________________3
1.2 A lição dos 5%______________________________________________________4
1.3 As habilidades do administrador moderno________________________________4
1.4 Teorias da administração______________________________________________7
1.5 Melhor teoria administrativa a ser usada na empresa l.o.c.a.l _____________________________________________________________________9
1.6 Sildes _____________________________________________________________9
2. Ética como ciência da verdade para um modelo de gestão voltado á ética corporativa, possibilitando uma liderança ética transformadora____________________________10
2.1 Estudo do caso_____________________________________________________13
2.2 Brainstorming_____________________________________________________ 13
2.3 Plano de ação para motivar a equipe da l.o.c.a. l___________________________ 14
2.4 Slides____________________________________________________________ 15
3 Gerações x, y, z______________________________________________________ 16
3.1 Plano de ação para implantar o aprendizado continuo______________________ 17
4. Conceitos e impactos da tecnologia______________________________________18
4.1 Estratégias de inovação e tecnologia____________________________________ 19
4.2 Ferramenta 5w2h da empresa l.o.c.a.l___________________________________20
4.3 Slides____________________________________________________________21
5. Considerações finais__________________________________________________22
6. Referencias_________________________________________________________23
INTRODUÇÃO
atps de micro e pequenas empresas
Como se define micro e pequena empresa?
Pequenas empresas prestam contribuições singulares a economia brasileira a principal distinção entre essa categoria é o faturamento definição microempresa o empreendimento que tem um faturamento máximo de R$ 360 mil ao ano e tem seu limite faturamento anual estipulado em R$ 3,6 milhões .
O numero de funcionários também esta presente na definição de micro e pequena empresa. Uma microempresa do setor do comercio não pode ter mais que 9 funcionários, enquanto uma pequena empresa do mesmo setor pode chegar a 10 empregados. Na industria ,o numero permitido e maior :Maximo de 19 empregados para microempresas e mínimo de 20 e Maximo de 99 para pequenas empresas .
Classificado micro ou pequena empresa, empreendimentos têm algumas vantagens como pagamento integrado de alguns impostos e licitações exclusivas, que eliminam a desvantagens da concorrer com empresas de médio e grande porte.
Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor?
Difícil acesso ao credito - um dos maiores desafios e a falta de apoio e incentivo as pequenas empresas no que diz respeito à linha de credito. A burocracia e as exigências com relação as garantias para que as mesmas possam ter acesso ao credito é desanimadora .Uma vez que quando se envia um pequeno negocio os empreendedores não têm tanto capital para investir.
Taxas de impostos-dizem que montar uma empresa optando pelo simples nacional é vantajoso e que resolve tudo. Mas nem sempre é assim ,pois o problema é que esta categoria cobre apenas alguns setores ,principalmente industrias. Com as empresas de serviços, por exemplo, é mais complicado: Se eu montar uma fabrica hoje e quiser incluir no simples nacional poderei escolher entre varias categorias de manufatura com taxa de ate 6% cobrados pelo governo no faturamento.
Falta de conhecimento e de capacitação - a falta dos conceitos em administração por parte do empresário gera uma grande deficiência para que uma pequena empresa possa atingir o sucesso. A maioria dos empresários pensa que a coragem ,o capital e algumas "manhas" são suficientes para abrir uma empresa. Seu atendimento e os seus recursos humanos serão frágeis, por não dizer inexistentes. Quase 95% deles não tem nem se preocupam em ter um plano de negócios.
Quais são os riscos de abrir um novo negocio?
Riscos inerentes - ao próprio negocio, ou seja, aquele que faz parte do exercício normal de uma determinada atividade. Ex:uma empresa de transporte de carga perigosa ,o risco de acidente e inerentes ;
Riscos envolvendo fornecedores-Ex: são os possíveis atrasos na entrega das mercadorias adquiridas.
Riscos envolvendo consumidores, cujo melhor exemplo e a inadimplência.
Riscos apresentados pelos concorrentes - tais como menores preços e melhores condições de pagamento que estes possam oferecer aos consumidores.
Etapa 2
Passo 2
Passo 3
O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades do dia-a-dia, ou seja, girar. A quantidade exigida para o capital de giro dependerá de diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor em que atua, a sazonalidade do negócio, etc. Contabilmente, pode-se definir o capital de giro como a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante, ou seja, é a diferença entre as dívidas de curto prazo – como pagamento a fornecedores, salários a pagar, impostos – e as receitas de curto prazo – dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, recebimento de vendas a prazo. Em suma, o capital de giro é a parcela de recursos de longo prazo (endividamento, capital de sócios) que financiam as atividades de curto prazo da empresa.
O administrador financeiro, que pode ser o próprio dono da empresa, uma pessoa especificamente designada para a função ou uma consultoria especializada, passa grande parte do seu tempo a analisar e gerenciar o capital de giro da empresa, através do gerenciamento do contas a pagar e receber, financiamento de estoques, e administração de déficits de caixa. Através do acompanhamento do fluxo de caixa, importantes decisões, como melhor momento para compra e os prazos que poderão ser dados para venda são tomadas e procuram evitar que exista um desencaixe nos pagamentos e recebimentos da empresa.
Diversas são as causas dos problemas relacionados ao capital de giro, como a queda nas vendas, aumento da inadimplência, aumento de despesas financeiras e operacionais. Entretanto, as soluções para resolvê-las também são inúmeras, como o desenvolvimento de um planejamento estratégico, manter uma reserva financeira, reduzir o ciclo econômico da empresa, maior controle da inadimplência, procurar a melhor forma de endividamento, combinando taxas reduzidas e prazo alongado, e a redução dos custos.
...