ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Por: diegocimirro • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.746 Palavras (11 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE PORTO ALEGRE – FPA
ADMINISTRAÇÃO
Alice Andres Ferreira
R.A. 1299156968
Filipe Lopes Moreira
R.A. 5567149110
Diego Pereira Cimirro
R.A.5567147210
Administração de Micro e Pequenas Empresas
Professor EAD: Ma. Mônica Satola
Tutor EAD: Veronica P. de Novaes Novaes
Porto Alegre, 26 de Maio 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.COMO SE DEFINE MICRO E PEQUENA EMPRESA? 3
2.QUAIS OS DESAFIOS DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR? 3
3.QUAIS SÃO OS RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO? 4
4.TABELA DE ELEMENTOS DA ETRUTURA DE CAPITAL 4
5.COMO ADMINISTRAR E QUAL A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO ....... 4
6.... 5
7.CONCLUSÃO..........................................................................................................21
8.BIBLIOGRAFIA........................................................................................................22
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento de uma nação e a geração de empregos proporcionada por elas. As empresas de micro e pequeno porte contribuem fortemente para a economia brasileira, sendo que, dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, 13,1 milhões estão em micro e pequenas empresas.
1.Como se define Micro e Pequena Empresa?
Consideramos um negócio pequeno quando tem apenas um ou um pequeno grupo de investidores, opera em uma área geograficamente restrita e tem pequeno número de empregados. As pessoas adotam padrões diferentes para propósitos diferentes. Além disso, uma empresa pode ser descrita como pequena quando comparada com empresas maiores, mas grande quando comparada com menores.
2.Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor?
Vários são os desafios do micro e pequeno empreendedor. Podemos citar alguns: A importância da gestão contábil e financeira nos micro empreendimentos para buscar as melhores alternativas e minimizar erros. Conseguir ultrapassar os primeiros anos de vida nos quais existe alta taxa de mortalidade de empresas. Se desenvolver sem os benefícios que as grandes empresas recebem. Realizar parcerias, criar alianças estratégicas para alcançar a sobrevivência no mercado competitivo. Realizar pesquisas para mapear as regiões com potenciais clientes e escolher corretamente a localização do negócio. Buscar entender o cliente, conhecer seus desejos e suas necessidades. Saber o que comprar, como comprar, quando comprar e para quem vender. Conhecer concorrentes. Visualizar oportunidades. Ter um nível de conhecimento suficiente e buscar novas informações. Saber quem contratar. Eficiência para diminuir custo e buscar qualidade dos produtos / serviços trazendo melhorias para o negócio e gerando maiores receitas para a empresa. Saber quanto investir e como investir para evitar desvalorização, além de buscar investidores que só se submetem ao risco se forem recompensados. Negociar com grandes empresas, fornecedores, clientes e organizações e seu extraordinário poder de barganha sobre os pequenos negócios. Conquistar o apoio de todos os parceiros. Conhecer o ponto de equilíbrio (número de vendas / número de despesas) para se manter no mercado.
3. Quais os riscos de abrir um novo negócio?
Os principais motivos para o extermínio das empresas antes dos cinco anos de vida são a falta de conhecimento para gerir, falta de preparo do gestor , misturar dívidas da pessoa física com a pessoa jurídica. Riscos financeiros, falta de capital , o dinheiro demora a entrar no caixa da empresa e as contas não esperam. O risco dos altos estoques e os custos diretos e indiretos. Falta de acesso ao crédito ocasionando falta de capital de giro. Alto custo do dinheiro disponibilizado pelos agentes financeiros com taxas de risco e garantias exigidas. O nível de burocratização para regularizar uma empresa através de alvarás e licenças traz dificuldades para o pequeno empresário sair da informalidade e obter mais benefícios. Outro problema a ser superado pelo pequeno empresário é a carga tributária.
Tabela contendo elementos da estrutura de capital
Capital Social Capital Social é o valor, a integralizar ou integralizado, . . correspondente à contra-partida do titular, sócios ou .. ..... acionistas de um empreendimento, para o início ou a . ...... . manutenção dos negócios.
Capital de Terceiros Representa o endividamento contraído pela empresa junto a . fontes de financiamento que não os acionistas da empresa.
Ativo O Ativo compreende o conjunto de Bens e Direitos da .... ..... organização , possuindo valores econômicos e podendo ser .... convertido em dinheiro.
Passivo
Patrimônio Líquido
Custo de capital
Custo médio ponderado
Lucros retidos
Endividamento
Estrutura ótima de capital Equilíbrio entre custos e benefícios dos . . empréstimos
...