ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Seminário: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Itapaispereira • 24/4/2014 • Seminário • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 363 Visualizações
2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA
O mercado requer das empresas qualidade consistente de produtos e serviços, por isso é muito importante estar atento o planejamento da qualidade envolve identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. O principal benefício em se satisfazer os requisitos de qualidade é um menor retrabalho, o que significa maior produtividade, custos mais baixos e aumento na satisfação das partes envolvidas. O principal custo para se atingir os requisitos de qualidade é o gasto associado com as atividades de gerência da qualidade do projeto. Sabe se que os clientes estão cada vez mais exigentes, o que os leva a procurar empresas que atendam suas necessidades não somente referente ao produto ou serviço (necessidade explícitas), mas também a forma de atendimento e atendendo as expectativas do cliente (necessidades implícitas), ou seja, eles estão buscando qualidade. A qualidade exerce forte influência sobre o bom desempenho da produção e aumento dos lucros.
Para o controle de qualidade pode se usar abordagens como:
• Abordagem transcendental: Vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata e qualidade é definida como absoluta.
• Abordagem baseada em manufatura: Produto corresponde e às especificações e é livre de erros;
• Abordagem baseada no usuário: produto adequado a seu propósito;
• Abordagem baseada em produto: Conjunto de características e atributo;
• Abordagem baseada em valor: relação custo-benefício;
No competitivo mercado que as empresas estão inseridas a utilização da gestão da qualidade é uma grande vantagem concorrencial, pois segundo COLTRO (1996):
“Uma empresa diferencia-se de seus competidores quando prova algo único que é valorizado pelo cliente, além de oferecer este algo a um preço aceitável”.
A atualidade qualidade a visão da operação, qualidade é a conformidade consistente e com as expectativas dos consumidores a qualidade a visão do cliente e suas expectativa pode ser diferente para cada consumidor, qualidade percebida por diferentes consumidores e a força da imagem de um produto. O planejamento e controle da qualidade pode ser dividido em seis passos:
• Passo 1: Definir as características de Qualidade a serem controlados;
• Passo 2: Definir como medir cada característica de Qualidade;
• Passo 3: Estabelecer padrões de Qualidade;
• Passo 4: Controlar a Qualidade frente aos padrões;
• Passo 5: Encontrar e corrigir as causas da má Qualidade;
• Passo 6: Continuar a fazer melhoramentos.
2.2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS
A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. É importante frisar que a segmentação de mercado é importante em qualquer circunstância, para qualquer tipo de negócio. As informações quanto ao perfil do cliente são primordiais para a tomada de decisão. A quantidade e qualidade das informações possibilitam ao gerente de marketing traçar estratégias adequadas e eficazes. Conhecendo melhor o cliente a empresa pode servi-lo melhor. A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda do ‘boca a boca’, ou seja, os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca. O primeiro ponto é a análise do ambiente de marketing, ou seja, os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa ou do produto em questão. Com isso, é possível definir oportunidades e ameaças e pontos fortes e fracos da empresa.
Para empresa Delicari para possível expansão no mercado que ela atua no mercado é preciso compreender o comportamento de compra do cliente, o que inclui o processo, os papéis e as motivações para o consumo. Analisar o mercado também é importante, atentando para as demandas atual e futura, o potencial, a previsão de taxa de crescimento e de participação. Outro ponto é a análise da concorrência, que deve ser o mais detalhada possível, com os objetivos dos principais players, suas estratégias e possíveis reações à execução do seu plano de marketing. Ao coletar essas informações, a idéia é analisar a competitividade entre a empresa e seus principais concorrentes. Passada a fase de análises, a empresa define seu posicionamento, o que pode ser repensado conforme a necessidade, mas não deve ser revisto anualmente. Portanto, se o plano de marketing incluir o lançamento de um novo produto ou da própria empresa, esse é o momento de tomar a decisão. A próxima etapa é definir as estratégias, os objetivos e as metas de marketing, e o plano de ações, que deve ser detalhado para cada um dos elementos do composto de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. Se for um serviço, é recomendável incluir também ações que considerem os processos de entrega do serviço, as pessoas envolvidas e o ambiente. Alcançar clientes, é necessário estruturar-se para saber onde e como conquistá-los. Para isto, o SEBRAE disponibiliza uma ferramenta online e gratuita, a "Click Marketing". Esta ferramenta permitirá também planejar em quais atividades você terá mais facilidade para se destacar. Ou até mesmo buscar parceiros e apoio profissional de quem domina determinadas áreas. De acordo com Dornelas(2001):
“Toda plano de negocio deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando os aspectos que mais interessam ao publico – alvo do plano de negócios em questão”.
...