ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tese: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thyaracris • 4/10/2014 • Tese • 807 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
1) Finalizando a leitura, vamos produzir a primeira Atividade acadêmica!! Dessa forma, apresente as suas considerações a respeito da proposta de administração abordada no referido texto. Sendo assim, poderá apresentá-la por meio, de uma dissertativa reflexiva (superior a duas laudas).
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
É sabido que administrar em seu amplo conceito significa; comandar recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmo tempo, proporcionar satisfação àqueles que obtêm o produto e ou serviço e àqueles que executam o trabalho.
Numa organização empresarial, três objetivos principais procuram ser alcançados: a satisfação do consumidor com o produto; o serviço produzido pela empresa; o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço prestado e a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários, empregados). Pois de acordo com Megginson et al.(1998):
Conceituam administração como sendo o trabalho através de recurso humanos, financeiros e matérias afim de atingir objetivos organizados por meio dos desempenhos das funções de planejar, liderar e controlar.
A administração é o processo de tomadas de decisões sobre objetivos e utilização de recursos humanos. Sendo que o processo administrativo abrange cinco funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Segundo afirma, Maximiano (2006, p.6) na administração escolar os objetivos são os mesmos, porém precisa-se adequar aos condicionantes que movem o sistema a sua especificidade. Uma empresa comum visa lucros e para chegar a este determinante é necessário uma política de marketing que vise oferecer, analisar a opinião publica sobre seu produto enfocando o que pode ser aperfeiçoado para agradar o consumidor final. Sendo assim, para que possa atrair a clientela mantendo a produtividade. Na escola o administrador tem que estar atento a tudo isso, não temos um produto a ser comercializado, porém algo que pode ser assemelhado a esse produto, a qualidade do ensino, que preenche os requisitos de uma comercialização, que deve ser de boa qualidade para atingir os objetivos das entidades mantenedoras e do consumidor final, que é o educando, a sociedade em geral e as leis que regem os sistemas de ensino .
É necessário entender que uma administração escolar se difere da administração empresarial por se tratar de processos que designam a especificidade da educação enquanto política social, que busca a transformação da sociedade com a construção do cidadão, ser dotado de sentimentos e com isso condicionado a fatores humanos, internos e externos.
Outro fator que difere a administração escolar da empresarial é quanto às decisões a serem tomadas, geralmente parte de quem tem maior conhecimento ou quem está hábil para exercer tal função, dentro da empresa. Já na administração escolar, a tomada de decisões dentro do âmbito educacional envolve toda equipe gestora, pois todos possuem o mesmo nível de conhecimento e não há este diferencial, uma vez que a gestão democrática também possibilita para que isso não aconteça.
Uma administração deve está embasada em todos esses princípios para almejar créditos, respeito, e desenvolvimento nas atividades propostas no currículo escolar. Uma vez que o diretor é o ser que possibilita a execução sendo o facilitador
...