ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Tese: ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamyjppb • 4/5/2014 • Tese • 6.926 Palavras (28 Páginas) • 278 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário.
ponto de vista econômico: a empresa possui 2 fatores de produção: trabalho e capital.
produção = fenômeno econômico que cria ou gera mercadorias e/ou serviços para troca ou permuta. Somente existem 2 tipos de produção: mercadorias (alimentos, remédios, etc.) e serviços (transportes, médicos hospitalares, etc.).
trabalho = todo esforço humano destinado à produção.
O homem é agente e o seu trabalho o 1º fator de produção. Os recursos da terra e da natureza, representam o 2º fator de produção, isto é, o capital (máquinas e animais).
capital = representa os recursos disponíveis e aplicados.
capital financeiro = dinheiro ou crédito (financiamento).
capital econômico = equipamentos, produção, máquinas, ferramentas, etc. (investimento).
nos sistemas econômicos capitalistas, as empresas são constituídas para obtenção de lucro (diferença entre o menor custo de produção e maior preço das vendas das mercadorias e/ou serviços), caso contrário terá prejuízo.
o lucro tem 2 destinos:
ser distribuído entre os sócios (Ltda) ou acionistas (S/A).
permanecer no giro dos negócios, figurando como reserva e acréscimo de capital.
de acordo com a teoria organicista : as empresas comerciais , industriais, agrícolas, hoteleiras, etc., são consideradas organismos econômicos que produzem mercadorias e/ou serviços com o objetivo de lucro.
ENTIDADES: organismos econômicos destinados a produção de mercadorias e/ou serviços, sem fins lucrativo. Por exemplo: ONGs, clubes esportivos, fundações educacionais, associações religiosas, etc.
os resultados alcançados nas entidades são chamados de superávits (excesso de receitas sobre as despesas), incorporando ao patrimônio, sem distribuição entre diretores ou membros. déficits (excesso de despesas sobre as receitas), o seu total permanece em suspenso para ser amortizado com superávits futuros.
a Administração é uma das vias que nos conduzem ao objetivo das empresas ou entidades.
os administradores são pessoas encarregadas de fazer planos, organizar, dirigir e controlar as operações, por meio do esforço conjunto dos empregados (técnica administrativa).
conceito de Harold Koontz: “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos, formalmente organizados.” Grupos formalmente organizados, quer dizer que não basta a reunião de pessoas para que se verifique a presença da ação administrativa. O grupo de pessoas deve ser constituído de forma deliberada e legalmente organizada, como acontece numa empresa ou entidade.
conceito de William H. Newman: “ Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.” A necessidade de orientação, direção e controle dos esforços do grupo de indivíduos e que esse papel cabe ao administrador, ou seja, pode existir um número de pessoas - em um cinema, dentro de um ônibus ou uma praça pública - mas, na falta de orientação, direção e controle da atividade grupal, não haverá, evidentemente, Administração.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
PLANEJAMENTO “é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”
Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento administrativo:
a) planejamento especial - é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.
b) planejamento geral - é usado, muitas vezes, de forma permanente.
Projeto: é um instrumento que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens de reunir ou combinar todos os recursos num investimento empresarial, bem como aferir a capacidade dos empresários.
os projetos visam a montagem ou expansão das empresas, em bases racionais, os projetos devem justificar o interesse em se manter um programa de produção, e também reduzir os riscos que todo empresário enfrenta ao tomar a decisão de investir.
Podemos dizer que o valor dos projetos são:
do ponto de vista social (macroeconomia - estudo agregativo da atividade econômica como um todo).
acelera o desenvolvimento econômico do país;
proporciona maior número de empregos aos trabalhadores.
do ponto de vista empresarial (microeconomia - cuida individualmente do comportamento dos consumidores e produtores).
justifica um programa de produção e a reunião dos fatores de produção;
permite reduzir os riscos do investimento;
avalia a capacidade técnico-administrativa dos administradores.
podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:
1ª) Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de levar avante a constituição de uma empresa, ou seja, realizar um investimento empresarial.
2ª) Projeto Final: como a própria denominação esclarece,
...