ANÁLISE DOS VÍDEOS
Por: morganadd • 7/11/2017 • Relatório de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA E ECONOMIA
MORGANA DALACORTE
ANÁLISE DOS VÍDEOS
SÃO LEOPOLDO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 VÍDEOS ANALISADOS 3
2.1 METÁFORA DO RELÓGIO 3
2.2 PONTO DE MUTAÇÃO 3
2.3 SIMBIOSE 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Breve relato pessoal dos vídeos analisados, sendo eles: Metáfora do Relógio, Ponto de Mutação e Simbiose.
2 VÍDEOS ANALISADOS
2.1 METÁFORA DO RELÓGIO
No videio acontece um diálogo sobre o modo como enxergamos a natureza, um dos modos é o que descartes promoveu, dizendo que o mundo é como uma máquina, que funciona como um relógio. E o outro é que nos faz pensar que sempre devemos evoluir, se adaptar. Antigamente o homem era comparado ao relógio, agindo como uma máquina. Hoje as coisas não precisam ser mecanizadas, não temos que agir como máquinas e sim aceitar as transformações, precisamos mudar, nos atualizar, mudar os pensamentos, buscar ideias e entender que a vida é mais complexa que apenas um relógio mecânico.
Este pensamento mecanicista já está ultrapassado, para o mundo de hoje é necessário reformularmos novos conceitos para os novos tempos. Precisamos romper com ideias anteriores, mas não descarta-las. Temos que construir ideias e pensamentos coerentes com a atualidade.
2.2 PONTO DE MUTAÇÃO
O filme aborda a diferença entre a visão mecanicista que imperou no mundo durante muito tempo confrontando com a visão sistêmica. Não podemos perceber o mundo dividindo em partes. O mundo é um todo.
O objetivo principal é a necessidade de mudança da maneira de ver o mundo, dividindo as partes de um problema, entendendo cada parte e compreendendo o todo. Ou seja, entendendo as conexões para depois resolver o problema, pensando no bem de todos.
Precisamos abandonar nosso ponto de vista individualista e deixar de lado nosso olhar unitário dando atenção para relação entre os indivíduos, percebendo a importância sobre as trocas dos seres com a natureza como um todo e tendo entendimento das consequências que um ato isolado pode provocar.
O mundo precisa ser cuidado. Precisamos ter uma nova visão da realidade.
2.3 SIMBIOSE
O vídeo fala sobre a troca que precisamos ter com outros seres, fala do equilíbrio entre as criaturas. O importante é perceber que nós dependemos das coisas que dependem das nossas ações. O vídeo mostra como o homem trata a natureza, que deveríamos ter um contrato com a natureza e a terra, pois ele nos oferece muitos recursos para usarmos a nosso favor, porém não a recompensamos como deveria, pois, na maioria das vezes agimos como parasitas apenas nos aproveitando dela e não fazendo nada para preserva-la. O filosofo nos sugere agir como simbiose, onde deve ter uma troca, usufruir da natureza, mas também cuidar dela.
A simbiose revela um novo estágio da humanidade, um novo modo de pensar e estar no mundo.
3 CONCLUSÃO
Com a análise dos vídeos pode-se concluir que um ser precisa do outro, que sempre é preciso haver uma troca entre a natureza, os seres e organizações. Tudo para que haja um equilíbrio entre todos os envolvidos.
REFERÊNCIAS
GISELE, Juliana. A metáfora do relógio. 2015. Disponível em:
...