ANÁLISE EM EQUIPE DO FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
Por: Isabela Sousa • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
SENAC
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - DESEMPENHO, REMUNERAÇÃO E RECOMPENSA
ANÁLISE EM EQUIPE DO FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO.
SANTO ANDRÉ
2018
O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
- A - Qual era a situação do A.Oaklands no início do filme?
Inicialmente o time era uma equipe que não conseguia chegar a liga profissional. Assim que os jogadores atingiam uma alta performance, o time não podia mais arcar com o pagamento daquele talento e assim, perdia para times que possuíam budgets maiores.
B - O que queria o diretor Billy Beane?
Inicialmente, Billy Beane, gostaria de ter um budget maior para que pudesse recrutar talentos para o time, assim, atingiria o objetivo de ganhar o campeonato e ser reconhecido como um diretor de sucesso e não um ex-jogador regular.
C - Havia recursos financeiros para que fosse montada uma equipe competitiva?
Não havia recursos financeiros como nos grandes times. Apenas a pressão para que a equipe ganhasse e que achassem jogadores tão bons quanto os que tinham saído.
- Como se comportava o conselho de administração do AO, olheiros experientes veteranos do clube que influenciavam a decisão de contratação de jogadores?
A equipe sabia da falta de recursos financeiros. Continuavam utilizando métodos que sempre utilizavam – era definida uma lista de nomes e votariam na melhor opção, muitas vezes, utilizavam a intuição e os comentários que a mídia divulgava sobre os jogadores. Não havia um planejamento consolidado para repor jogadores.
Em um primeiro foram cotados grandes jogadores para atrair torcedores e patrocinadores, mas a ideia foi descartada por não haver recursos, assim retomou-se a intuição dos olheiros.
- Qual foi a mudança promovida pelo diretor Billy Beane? Quais a dificuldades que encontrou para realizar essa mudança?
Com a falta de recursos, o diretor decidiu contratar um estatístico para analisar os pontos fortes e fracos dos jogadores e assim, efetuar trocas e ajustar as características do time para que pudessem ter harmonia.
Além dos entraves financeiros, a equipe de olheiros não confiava em contratar pessoas com base em people analytics. Assim como o técnico do time não acreditava nas habilidades que poderiam ser desenvolvidas nos jogadores, mantendo apenas o modelo antigo de escalação onde permanecia em sua zona de conforto.
- Traga essa ação para os dias atuais, existe empresas implementando este modelo?
People analytics é uma tendência. As empresas utilizam para recrutamento, medição de desempenho, remuneração, planejamento da força de trabalho e retenção de talentos.
Um caso de sucesso de aplicação do People Analytics foi encontrado na consultoria Accenture, a maior empresa do mundo em consultoria de gestão, tecnologia da informação e terceirização. A empresa desenvolveu um modelo para melhorar a retenção e o avanço da carreira das mulheres em sua organização, onde inicialmente ela analisou em um ranking de profissionais com baixo, médio e alto risco de saída, com base nos seguintes pontos:
...