ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO: MARCENEIRO
Projeto de pesquisa: ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO: MARCENEIRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WillianArins • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 4.982 Palavras (20 Páginas) • 711 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
ESTUDO DE CASO: MARCENEIRO
FÁBIO HIDEKI TUDA
ISMAEL ITTNER
NATALIA TELLES GOULART
JOINVILLE - SC
2011
FÁBIO HIDEKI TUDA
ISMAEL ITTNER
NATALIA TELLES GOULART
ANÁLISE ERGONOMICA DO TRABALHO
ESTUDO DE CASO: MARCENEIRO
Trabalho apresentado à disciplina de Ergonomia. Norma Brasileira NR17 aplicada em uma empresa de pequeno porte de Joinville. Sob orientação do Professor Remi Antônio Lopes.
JOINVILLE - SC
2011
Sumário
Introdução 4
1 - Ergonomia 5
2 - A Empresa 7
2.1 - Lay-out da empresa 9
2.2 - Funcionamento da empresa 9
3 - Análise da demanda 9
4 - Análise da tarefa 10
5 - Análise da atividade 12
5.1 - Análise da condição ambiental do trabalho 13
5.1.1 - Fatores Térmicos 13
5.1.2 - Ruídos 13
5.1.3 - Iluminação 14
5.1.4 - Vibrações 14
5.1.5 - Aspectos físicos 14
5.1.6 - Aspectos químicos 15
5.2 - Fatores biomecânicos 16
5.2.1 - Postura 17
5.2.1.1 - Bancada 18
5.2.1.2 - Banqueta 18
5.2.2 - Movimentos 19
5.2.2.1 - Levantamento de cargas: 19
5.2.2.2 - Operação do equipamento 19
6 - Perfil do profissional 20
7 - Diagnóstico 20
8 - Organização do trabalho 21
8.1 - Normas de produção 19
9- Recomendações ergonômicas 23
10- Plano de ação 24
Conclusão 25
Referências Bibliográficas 26
Anexo 1: Check list de Couto 27
Introdução
Devido à reivindicação de trabalhadores, exigências são geradas dentro das empresas, buscando melhores condições de trabalho e de vida, ficando clara a importância do bem estar funcional confrontado com o ambiente de trabalho.
Dessa forma surgiu a necessidade do aparecimento de uma nova ciência, a Ergonomia, a qual se preocupa em criar condições de realização do trabalho mais adaptado às características humanas, do ponto de vista antropométrico, biomecânico, fisiológico, psicológico, de formação e de competência.
A Ergonomia gera melhorias tanto para os operadores quanto para as empresas, pois a aplicação da mesma pode culminar na diminuição de afastamentos por motivos de doenças, aumento de produtividade e qualidade, fatores esses, imprescindíveis às organizações que pretendem se manter neste mercado cada dia mais frenético e competitivo.
1 - Ergonomia
Ergonomia (do Grego: Ergon = trabalho + nomos = normas, regras, leis) é o estudo da adaptação do trabalho às características dos seres humanos.
“Ergonomia é uma disciplina científica que estuda as interações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com objetivo de melhorar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema”. Weerdmeester (2004)
Já para Wisner (1987), “Ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência”.
MONTMOLLIN (1990) define condições de trabalho como tudo o que caracteriza uma situação de trabalho e permite ou impede a atividade dos trabalhadores. Deste modo, distinguem-se as condições:
Físicas: características dos instrumentos, máquinas, ambiente do posto de trabalho (ruído, calor, poeiras, perigos diversos);
Temporais: em especial os horários de trabalho;
Organizacionais: procedimentos prescritos, ritmos impostos, de um modo geral, "conteúdo" do trabalho;
As condições subjetivas características do operador: saúde, idade, formação;
E as condições sociais. Remuneração, qualificação, vantagens sociais, segurança de emprego, em certos casos condições de alojamento e de transporte, relações com a hierarquia, etc.
O primeiro estágio da ergonomia apareceu com um enfoque muito grande a partir da Segunda Grande Guerra. Esta primeira geração da ergonomia enfocou o projeto das interfaces HOMEM- MÁQUINA, que incluíram os comandos e controles displays, arranjos do espaço de trabalho e o ambiente físico do trabalho. A grande maioria das pesquisas
...