ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS SOBRE CONCESSIONARIAS
Por: Cristiane Alves • 27/3/2020 • Artigo • 4.948 Palavras (20 Páginas) • 176 Visualizações
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS SOBRE CONCESSIONARIAS
Gabriel Henrique da Silva; Otávio Marson Jr.
Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - UNAERP
Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise preliminar de riscos das atividades executadas pelos colaboradores da oficina de uma concessionária da cidade de Ribeirão Preto/SP. O intuito, além da identificação dos riscos, é orientar os trabalhadores, organizar as execuções dos trabalhos visando estabelecer procedimentos seguros às atividades e sensibilizar quanto aos perigos envolvidos no processo. Os aspectos principais observados relacionam-se à rotina e método de trabalho, equipamentos utilizados, ambiente de trabalho, equipamentos de segurança e maquinário. A partir dos dados obtidos foi feita a análise dos riscos existentes, bem como sua severidade e probabilidade. Essa análise é feita observando a rotina e o método utilizado pelos trabalhadores em suas atividades diárias. Após a identificação dos riscos, estes foram discutidos com os colaboradores buscando, assim, meios para reduzir ou eliminar tais riscos. Por fim, foram recomendadas as alterações que podem trazer mais segurança aos trabalhadores.
Palavras-chave: Risco, concessionária, análise, APR.
ABSTRACT: The aim of this work is to perform a preliminary risk analysis of the activities carried out by employees of a garage in the city of Ribeirão Preto. In addition to the identification of risks, orienting the employees, organizing the execution of tasks aiming to stablish safe procedures to the activities and sensitizing workers of the risks involved in the process are also intended. The main observed aspects relate to routine and method of work, employed equipment, working environment, safety equipment and machinery. From the data obtained, an analysis of the existing risks was made, as well as their severity and probability. This analysis is done observing the routine and the method used by the workers in their daily activities. After identifying the risks, these were discussed with the employees, thus seeking ways to reduce or eliminate such risks. Finally, alterations were recommended to bring more safety to the workers.
Keywords: Risk, concessionaire, analysis, PRA.
INTRODUÇÃO
A Análise Preliminar de Riscos (APR) não é uma técnica profunda na análise de riscos, mas uma importante etapa que precede análises mais aprofundadas no desenvolvimento de atividades, projetos e até sistemas de trabalho ou informação, que teve seu desenvolvimento inicial na área militar.
A APR consiste em um estudo realizado durante a fase de desenvolvimento preliminar ou de concepção de um novo projeto, com a finalidade de identificar e determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na fase operacional. Utilizada para uma análise qualitativa, a APR é, portanto, elaborada na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, sistema ou produto, tendo muita importância em análises de novos sistemas de inovação em que se tem pouco ou nenhum conhecimento dos processos, ou seja, quando a experiência na atividade é deficiente, sendo somente utilizado neste caso.
Na rotina diária dos trabalhadores, em determinados segmentos, há uma deficiência de cuidados tomados na realização das atividades, comprovadas pelo tempo em que se realiza a mesma tarefa (AMORIN, 2010). Ao observar os trabalhadores diariamente, detectou-se que os mesmos não dão a importância necessária ao realizar suas atividades, pelo excesso de confiança que já têm na realização da tarefa.
Embora pareça bom, que todos os trabalhadores já saibam e tenham intimidade com os procedimentos, na maioria dos casos, são eles que cometem os maiores erros, especificamente por se tratar de uma atividade que tenham muito conhecimento, essa se torna a tarefa de menor atenção.
Observando este fato, tem-se como objetivo dessa pesquisa, a realização de uma Análise Preliminar de Risco (APR), para identificar e mostrar de forma clara, onde estão as falhas e perigos nos procedimentos diários, a que os trabalhadores estão expostos.
REVISÃO DA LITERATURA
A análise preliminar de riscos (APR) consiste na técnica definida e usada pelos militares, nos programas de segurança de seus sistemas. Esta análise mostrou-se muito eficiente em relação ao custo na fase de desenvolvimento de todos os sistemas militares perigosos, inclusive, as plantas de processo. É também possível usar a análise em questão, para anteceder outros métodos mais detalhados de identificação de riscos a serem utilizados em outras oportunidades no decorrer da vida útil do sistema (DE CICCO; FANTAZZINI, 2003).
Segundo De Cicco e Fantazzini (2003) é necessário que a equipe responsável pela estruturação e execução dos projetos dentro da empresa identifique com antecedência e conscientize os trabalhadores dos perigos em potencial no ambiente de trabalho em que se inserem. Assim, à medida que o projeto se desenvolve, os principais perigos podem ser eliminados, minimizados ou controlados antes do inicio do trabalho.
O objetivo da execução da APR é identificar, antecipadamente, os possíveis riscos ou ações que podem gerar acidentes. Os analistas devem elaborar e indicar as possíveis melhorias a serem feitas, no intuito de reduzir ou eliminar tais riscos que podem prejudicar, de diversas forma o empreendimento. Fica claro que são necessárias pessoas com experiência para esta tarefa (SANTAMARIA RAMIRO; BRAÑA, 1994).
Segundo Amorim (2010), a execução de uma APR deve ser estruturada seguindo etapas pré-estabelecidas e para cada etapa é importante que seja despendido nível de atenção máxima.
Dentro deste processo de análise é importante verificar a frequência com que esses fatos ocorrem. Define-se como "cenário de acidente" o conjunto formado pelo perigo identificado, suas causas e cada um dos seus efeitos. Os intitulados "cenários de acidente" são classificados em uma categoria de frequência, a qual fornece uma indicação qualitativa de ocorrência para cada cenário identificado (AMORIM, 2010).
De acordo com Moraes (2013), 70% dos acidentes em todo o mundo envolvem falha humana como um dos principais
...