AS DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Por: João Paulo Bicudo • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.198 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sistemas de Informação Gerenciais é a disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão de informação na empresa, dirigida à tomada de decisões com visão tática e estratégica do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas.
A tecnologia da informação inovou o mundo dos negócios com a confiabilidade, eficiência e eficácia.
Os Sistemas de Informação Gerenciais são parte integrante da estratégia empresarial, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis.
Todas as funções administrativas como: planejamento, organização, direção e controle são necessários para o bom desempenho organizacional. E os sistemas de informação gerenciais são fundamentais para essas funções, principalmente a de planejamento e controle.
O objetivo do Sistema de Informações Gerenciais é o de habilitar a empresa a alcançar seus ideais pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, podendo assim, decidir o futuro da organização.
1. AS DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.
A necessidade do Sistema de Informação, nas empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que a organização possui.
A TI agrega valores nas empresas através de tecnologias e processos para reduzir os custos dos negócios e com isso atenuar riscos dentro da organização. Ela lidera a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento organizacional.
Para o uso da TI existem cinco níveis de maturidade da empresa, que são:
Nível um, as empresas vêem a TI como uma despesa e não como um investimento;
Nível dois, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos;
Nível três, a organização tem uma dependência maior de TI, porém ainda é insuficiente para o crescimento dela na organização;
Nível quatro, a organização vê a TI como um parceiro que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios;
Nível cinco, a organização encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão.
Portanto quanto mais madura a organização, mais utiliza a TI de maneira correta, alinhada para novos objetivos e oportunidades de negócios.
Porém, introdução de Tecnologia da Informação numa organização pode provocar um conjunto de alterações, em nível de impactos internos.
Com a aplicabilidade da SIG a empresa tem um crescimento de software como serviço, os gerentes adotam colaboração on-line com isso melhora a coordenação, colaboração e compartilhamento de conhecimentos tendo crescimento e agilidade nas aplicações de inteligência empresarial melhora os processos de negócios, controla os custos operacionais da organização, tem uma melhora no relacionamento com os clientes, aumenta a vantagem competitiva da organização, melhora a agilidade, a flexibilidade e o faturamento da organização, introduz várias inovações, reduz os ciclos de inovação de produtos e serviços e auxilia na tomada de decisão.
Segundo LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane P (2011), uma das principais contribuições dos sistemas de informações é a melhoria da tomada de decisão. O SIG ajuda os gerentes a tomar decisões não usuais, eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez. A tomada de decisão, quando auxiliada por um sistema de informação adequado, ajuda o gestor a exercer funções fundamentais da administração.
Os Sistemas de Informação Gerenciais quanto à tomada de decisão é uma forma de modelo de dados com qualidade baseadas no mesmo, pois processo de tomada de decisão é a essência da administração, e consiste na busca e no caminho a ser perseguido e que seja viável, proporcionando o melhor resultado final, ou seja, para tomar a decisão correta se baseia na qualidade dos seus dados e a capacidade de analisar e descobrir as tendências nas quais podem ser criadas soluções e estratégias de auxílio na tomada de decisão. E O auxílio que os sistemas de informações gerenciais dão no processo de tomada de decisão é a obtenção de relatórios periódicos com rapidez.
Os relatórios do sistema de informação gerencial podem ajudar os administradores no que tange os aspectos de desenvolvimento de planos para melhorar a administração, para obter melhor controle sobre as operações da empresa, e assim tomar decisões.
Segundo LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane P (2011), os relatórios do sistema de informação gerencial incluem relatórios programados, relatório indicador de pontos críticos, relatórios sob solicitação e relatórios de exceção. Os relatórios programados são aqueles produzidos periodicamente, como exemplo, uma fábrica em que a produção de um determinado produto pode ser monitorada diariamente. O relatório de pontos críticos é um tipo especial de relatório programado emitido no começo de cada dia, resumindo as atividades do dia anterior.
Os relatórios sob solicitação são produzidos somente quando o administrador quer saber sobre um item específico, como o total da venda de um determinado produto. Os relatórios de exceção são parametrizados para informar automaticamente critérios preestabelecidos pela empresa, para se ter um efetivo controle de estoque os administradores programa o sistema para avisar quando determinado produto está com estoque abaixo.
Portanto os relatórios produzidos pelo sistema de informação gerencial devem ser fornecidos de acordo com a necessidade de cada organização. Eles podem ser diários, semanais, mensais e apresentar informações financeiras, administrativa e contábil.
2. AS VANTAGENS COMPETITIVAS PROPICIADAS ÀS EMPRESAS PELOS SISTEMAS DE INFORMAÇOES
A empresa está em vantagem competitiva perante as demais quando possuem a preferência dos clientes que buscam aquele tipo de produto ou serviço. Para isso um ponto importante é seus setores estarem alinhados e sincronizados entre si, para uma comunicação mais rápida e eficaz, facilitando a discussão e elaboração de
...