AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Por: Marcos Quadros • 16/7/2022 • Exam • 584 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
31489/EAD-JBA-376-135ESP - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Professora Roseli Rocha Moterle
Emanoela Timóteo do Carmo
Unidade III
Estudo de Caso envolvendo o sistema de informação e a implementação de sistemas de informação.
Introdução
O desenvolvimento de novas tecnologias percorre um caminho de escolha de um bom sistema operacional para viabilizar os processos de negócio da empresa. Desta feita, as demais áreas da empresa terão um melhor suporte para evoluírem. Os sistemas de Tecnologia da informação geralmente nascem da necessidade de planejamento, assim como, de controlar melhor as diversas áreas operacionais da organização, enquanto os sistemas de apoio à gestão estão interconectados à toda parte econômica e financeira da empresa e as demais demandas de avaliação de desempenho de toda a parte interna. Mas, implantar sistemas integrados nem sempre alcançará o sucesso esperado e traçado em seu planejamento.
Através de buscas em empresas que implantaram esse tipo de sistema de forma eficiente, foi possível identificar fatores cruciais não utilizados pela empresa analisada neste estudo de caso.
Sistemas de Integração de Gestão
Gestão de mudanças é uma prática fundamental que deve acompanhar a implementação do ERP desde o início até o final. Em geral o sistema ERP tem menos flexibilidade em relação a sua adaptação aos processos da empresa, mas o fator mais crítico na gestão da mudança é lidar com resistência dos empregados quando tudo é novo. (SOUZA e SACCOL 2011).
A implantação de um sistema integrado de gestão, como o SAP R/3, leva em torno de
dois anos, desde a fase inicial, de seleção do sistema, até a sua parametrização final, contando
sempre com a participação dos funcionários, (SOUZA e SACCOL, 2011).
Planejamento de S.I
Todo projeto inicia-se com a fase de planejamento.
É neste momento que define-se o item de suma importância para que o projeto dê certo, a necessidade de planejamento deriva de quando foi discutida a função do sistema segundo (CORRÊA, GIANESI e CAON 2007).
SILAS (2012) descreve a relevância do fornecedor de ERP, levando em consideração sua capacidade de corresponder com agilidade às dinâmicas mudanças que ocorrem nas empresas, estas questões são fundamentais no momento de determinar.
Geralmente, o integrador busca o fornecedor, na entrevista a equipe, analisa o currículos dos participantes para averiguar que está lidando com profissionais experientes no seu ramo (SAPORITO, 2012).
De acordo com COLÂNGELO FILHO (2001, p.49), “a execução criteriosa do estudo de viabilidade pode tomar alguns meses de trabalho e exigir um volume razoável de recursos.
Portanto, é recomendável iniciá-lo com um bom trabalho de planejamento”. O autor também explana que a fase do planejamento, que abrange a determinação dos escopos organizacionais e funcionais são:
- Escopo organizacional – indica quais empresas do grupo ou unidades da empresa
serão afetados pela implantação do sistema.
- Escopo funcional – indicará quais funções serão suportadas pelo novo sistema.
Segundo Albertão (2001, p.89), “um bom planejamento é o principal destaque para que um projeto seja bem-sucedido, podemos se torna significativos para sobrevivência da empresa”. Uma vez inserido no planejamento, a organização não pode ignorar o impacto que sofrerá na
...