AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: Renata Baixynha • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.824 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
É essencial que saibamos nos comunicar e ouvir, independente do papel que iremos assumir durante uma negociação, seja persuasiva, paciente ou extremamente competitiva. Ouvir nos permite conhecer as necessidades da outra parte e consequentemente utilizá-las a nosso favor. (SANTOS, 2009)
Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. (SANTOS, 2009)
Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte. (BRITO, 2011)
Para que haja uma boa negociação, faz-se necessário a utilização de técnicas, dependendo das técnicas utilizadas, chega -se a quatro tipos de negociação: Ganha/ganha; Ganha/perde ou perde/ganha; Perde/perde; A negociação não é realizada. (BRITO, 2011)
1.1 Habilidade de Bons Negociadores
“As mais importantes habilidades para bons negociadores: preparação, planejamento, conhecimento do assunto, capacidade de pensar com clareza, capacidade de pensar rápido, verbalização fácil, ouvido atento, julgamento e compreensão geral, integridade, capacidade de persuasão e paciência. (KOTLER, 2000)”
“Para ser um negociador competente e conquistar bons resultados, antes de tudo
é necessário conhecer e incorporar alguns princípios à nossa personalidade, dominar certas habilidades interpessoais que nos permitam interagir com outras pessoas, organizar nossos pensamentos internos e controlar os impulsos emocionais. Sem esses conhecimentos e habilidades primárias, qualquer princípio, estratégia, tática, dica ou truque de negociação que queiramos utilizar será inútil. (GUIRADO, 2015) “
“A negociação faz parte da vida de qualquer pessoa e não somente nas situações
profissionais, ou de compra e venda de algum produto ou serviço, mas também
na vida pessoal. Empresas e pessoas para atingir os seus objetivos, negociam,
pois hoje é muito difícil conseguir êxito impondo uma decisão, quase sempre é preciso negociar, dificilmente consegue-se resolver as coisas através da imposição de decisões. (SANCHES, 2017) “
O negócio da Nestlé tem quatro pilares: o primeiro é a distribuição, que melhora o reconhecimento e a presença da marca, e o segundo é a eficiência, buscando a competitividade. A Nestlé está atualmente dividida em unidades associadas a residências, mas geridas pelo BEM (Business Executive Manager), que são responsáveis pela operação até ao resultado final. Como serviço, atende todos os consumidores das unidades de negócio numa perspectiva mais abrangente. E o conheceu em o processo de término. A Nestlé gera lucros com os clientes, mas sempre é uma relação ganha-ganha. Eu ofereço produtos, mas em um ecossistema também ofereço valor, conteúdo, enfim, uma experiência real”, destacou. Obviamente, a Nestlé possui políticas e planos confiáveis para todas as áreas de atuação da empresa, e não há lacunas nas informações prestadas aos colaboradores e consumidores. Além disso, possui um pilar de negociação bem estruturado que demonstra um bom relacionamento com fornecedores e clientes, além de preparar seus líderes para possíveis situações de negociação, agregando seu trabalho a uma relação ganha-ganha.
1.2 Questões Étnico-raciais nas Negociações
Atuar nas questões sociais é uma das responsabilidades da área de recursos humanos, pois envolve a realidade e determina tendências comportamentais importantes para quem lida com pessoas e todas as variáveis. Esta função pode desempenhar um papel no evento de diferentes maneiras Contínua e envolvendo todos da organização, por meio da conscientização dos gestores, debates com os colaboradores e ações de conscientização para a ampliação dos negros no processo seletivo. Mais funcionários participam de campanhas publicitárias, incluindo referências e casos de sucesso de profissionais e negros, e ampliam os filtros no processo seletivo.
No Brasil, onde não houve ações afirmativas efetivas, os programas de diversidade teriam o mérito de trazer benefícios a algumas pessoas discriminadas, uma vez que, por meio de iniciativas de gestão da diversidade, essas mesmas pessoas podem conseguir seu primeiro emprego, ou direitos que lhes são negados cotidianamente. (ALVES; GALEÃO -SILVA, 2004)
No fundo trata-se de investir em responsabilidade social, não apenas para cumprir minimamente preceitos jurídicos e evitar processos judiciais, mas como estratégia para a longevidade da empresa e prosperidade dela e da sociedade. (PERUZZO, 2018)
Assim como as mulheres, os negros, que representam 52,9% da população nacional, encontram-se em situação de desigualdade, sub-representação e separação hierárquica. No entanto, a rejeição é mais pronunciada. A proporção de aprendizes e estagiários era de 57,5% e 58,2%, respectivamente, a taxa de participação de negros entre os gerentes caiu para 6,3% e a de executivos foi de 4,7% (INSTITUTO ETHOS,
2016)
Para a Nestlé, respeitar a diversidade significa respeitar outras formas de pensar sobre todos os aspectos de outras culturas e sociedades requer abertura e Participe de todas as interações dentro e fora da empresa. Diversidade e A inclusão é parte integrante da cultura Nestlé e seu objetivo é fornecer uma cultura de trabalho que crie oportunidades iguais para todos e permita que as pessoas sejam dignas e respeitadas. Expandindo os
esforços para fortalecer essa cultura inclusiva e ajudar a alavancar as habilidades, O conhecimento e a experiência únicos de uma força de trabalho diversificada. (Nestlé, 2017)
As ações da Nestlé são:
-Oferecer oportunidades de desenvolvimento: programas de coaching e coaching. -Fornece um ambiente de trabalho flexível e de suporte.
-Atividades modelo, mesas redondas e discussões online.
-Seminários de treinamento de desenvolvimento de liderança e preconceito inconsciente.
1.3 Papéis Representados Pelos Negociadores
...