AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: naiarachedid • 22/11/2021 • Projeto de pesquisa • 677 Palavras (3 Páginas) • 478 Visualizações
3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Essa área é uma das mais importantes para as empresas pois é uma forte ferramenta para obter melhores resultados.
Quando falamos em negociar, logo pensamos em diferentes técnicas de negociação, para Kotler (2000), as mais importantes habilidades para bons negociadores são: preparação, planejamento, conhecimento do assunto, capacidade de pensar com clareza, capacidade de pensar rápido (especialmente sob pressão), verbalização fácil, ouvido atento, julgamento e compreensão geral, integridade, capacidade de persuasão e paciência. É importante lembrar que nem todos os negociadores possuem todas essas habilidades, mas para se tornar um bom profissional é necessário se esforçar para trabalhar em cima de cada delas.
Na empresa AMIL, foram notadas as seguintes habilidades com base na negociação da compra do Convenio Santa Helena, “Conhecimento do assunto” a companhia ampliou o foco em serviços de saúde no Brasil, “Planejamento” visto que mesmo com o a recessão econômica, o setor de saúde é um dos mais ativos para os negócios. Casse (1995 apud martinelli; almeida, 1998) identificou quatro estilos diferentes que são assumidos em negociações: efetivo, analítico, relativo e intuitivo, em tempo com base na negociação da compra é possível notar-se que a organização utilizou o seguintes estilo, “Negociador intuitivo” pois notamos que o negociador enxergou opções potenciais para a negociação.
COMO O GESTOR DE RH DEVE ATUAR JUNTO À EQUIPE PARA QUE DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NÃO SEJAM UMA QUESTÃO RELEVANTE NAS NEGOCIAÇÕES?
Segundo Leonardo Barros (8 de julho de 2020 ), Estar sempre atualizado sobre questões sociais é um dos papéis dos profissionais de Recursos Humanos, pois elas mostram realidades e identificam tendências comportamentais tão importantes para quem lida com pessoas e com todas as variáveis que isso envolve.
O papel do RH em um desenvolvimento tão relevante como o da inclusão racial nas empresas pode ser desempenhado de diversas maneiras, em atividades contínuas, e que envolvam a todos dentro de uma organização. Segue algumas formas:
- Conscientizar os gestores
- Propor debates
- Utilizar profissionais, referencias e cases de sucesso de pessoas negras
PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS NECESSÁRIAS PARA GARANTIR IGUALDADE COM BASE NOS DIREITOS HUMANOS
Empresas devem respeitar os direitos humanos. Isso significa que elas devem evitar infringir os direitos humanos dos outros e devem abordar os impactos adversos dos direitos humanos com os quais estão envolvidos.
A responsabilidade das empresas em respeitar os direitos humanos independe do seu tamanho ou do setor econômico a que pertencem, embora os impactos e as responsabilidades possam mudar conforme esses dois fatores. Nesse sentido, um importante conceito a ser levado em consideração é a esfera de influência das empresas, que muda de dimensão conforme suas características.
(DELGADO, 2010). Os princípios do direito do trabalho individual são muitos, os mais relevantes conforme Delgado (2010, p. 50): “os mais importantes princípios especiais jus trabalhistas indicados pela doutrina são: a) princípio da proteção (conhecimento também como princípio tutelar ou tuitivo ou protetivo ou, ainda, tutelar-protetivo e denominações congêneres); b) princípio da norma mais favorável; c) princípio da imperatividade das normas trabalhistas; d) princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas (conhecido ainda como princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas); e) princípio da condição mais benéfica (ou da cláusula mais benéfica); f) princípio da inalterabilidade contratual; merece ainda certos epítetos particularizados, como princípio da intangibilidade contratual objetiva); g) princípio da intangibilidade salarial (chamado também integralidade salarial, tendo ainda como correlato o princípio da irredutibilidade salarial).” Nos princípios básicos, podem-se citar alguns direitos individuais básicos disponíveis na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como: registro em carteira de trabalho, salário mínimo, jornada de trabalho, descanso semanal remunerado, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), saúde e segurança no trabalho, licença-maternidade, férias, 13º salário, verbas rescisórias, seguro desemprego, garantia de 12 meses em caso de acidente; salário pago até o 5º dia útil do mês; repouso remunerado, entre muitos outros. As empresas precisam estar atentas às leis trabalhistas individuais e coletivas para atender em todos os aspectos o que está previsto, pois a abrangência de cada item citado acima é muito grande. Além disso, elas devem buscar sempre oferecer uma boa ergonomia aos colaboradores e uma estrutura segura para o desempenho de seu trabalho.
...