ATIVIDADE CORRIGIDA CONFORME ORIENTAÇÃO
Por: 66633605587 • 5/3/2019 • Abstract • 366 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
A Educação a Distância pode ser definida como uma modalidade de ensino, onde os integrantes estão separados fisicamente no tempo-espaço, porém conectados através dos meios tecnológicos digitais de informação e comunicação, dessa forma, os indivíduos se apropriam do Ambiente Virtual para interagir com tutores, professores e colegas. Assim, é possível afirmar, que o grande avanço da educação a distância nos últimos anos configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas, pois, ela oferece meios para que a EAD se realize.
As Tecnologias digitais de informação e comunicação estão cada dia mais presente no nosso cotidiano. O mundo está sendo movido por essas tecnologias e não temos como negar as possibilidades de transformação da cultura e da educação nos dias atuais, contudo, o estudante de EAD precisa ter uma postura de sujeito ativo dentro desse processo de ensino, demonstrando responsabilidade e comprometimento, planejar bem seu tempo de estudo e executar seu planejamento, realizando todas as atividades propostas no ambiente virtual em tempo hábil, interagir bem no ambiente virtual, e ser um indivíduo envolvido com o mundo da pesquisa, tornando assim sua aprendizagem significativa.
Já que seus alunos estão imersos neste novo mundo tecnológico. Neste contexto o aluno constrói seu conhecimento pesquisando, interagindo e navegando na rede. Como retrata Santana e Lynns “ [...] “a Internet atua na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), mediando a construção de novos conhecimentos, novos saberes. Na rede, os sujeitos aprendem/apreendem, valendo-se de vários outros, com olhares e conhecimentos diferenciados, permitindo a passagem do nível de desenvolvimento real para o nível de desenvolvimento potencial” (SANTANA e LYNNS, 2009, p. 32). Esta aprendizagem será mediada pelo professor, que por sua vez, fará parte deste novo ambiente de aprendizagem e irá incorporá-lo e adequá-lo à sua metodologia. “ Saber ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ” (FREIRE, 1996, p. 47.)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009. Disponível em http://goo.gl/c40FS7 Acesso em: 23 nov. 2017.
SANTANA,Camila;ALVES,Lynn[org.]. Psicologia ecológica: especialização. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2009.
...