ATIVIDADE EXTRA: GIGANTES DA INDÚSTRIA
Por: Leonardo Paes • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 2.472 Visualizações
ATIVIDADE EXTRA: GIGANTES DA INDÚSTRIA
1 – Analisar como o fator demanda originou os negócios dos gigantes da indústria;
2 – Fazer uma análise e comentar como homens de visão conseguiram identificar as oportunidades e fazer com que elas se concretizassem;
Nessa análise, será interessante contemplar os aspectos: Mercado, Gestão, Logística e Projetos.
3 – Fazer uma comparação do período do surgimento dos gigantes até os dias de hoje, sob os aspectos de tecnologia, oferta, variedades, custos, etc.
4 – Não esquecer que os conteúdos estão repletos de aspectos políticos e interesses que motivam cada uma das ações dos gigantes.
Inicialmente, os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias através da grande demanda da época, onde se havia a necessidade de exportar produtos para outros lugares. Essas indústrias foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças, cada qual criada com uma visão inovadora e com pensamento no futuro, coisa que somente líderes de verdade sabem ter. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.
A cada vez que sofrem ataques das concorrências, conseguiam identificar oportunidades de crescimento em outros ramos. Podemos citar o exemplo de Vanderbilt ao tentar ser o dono de toda linha férrea do país e monopolizar seu mercado. Primeiro tentou através da construção ou compra da mesma, mas logo viu a oportunidade através do transporte do petróleo para áreas que se precisava, devido à falta de luz. O petróleo era transformado em querosene e fonte de luz sucessivamente.
O que a maioria não percebe, é que uma nova era já começou, surgindo uma nova raça de líderes, as estrelas do empreendedorismo. Homens de visão, inovação e engenhosidade acima do normal. Não havia regras, eles faziam de tudo para tirar os competidores do mercado, assim como hoje, uma ambição sem fim para se obter o maior poder.
Rockefeller foi muito pobre, mas sempre queria mais. Nunca estava satisfeito. Ajudava a sustentar a família, e sem acreditar na sorte, começa a procurar um modo de ganhar dinheiro com o petróleo. Hoje todos querer ser empreendedor, mas quando abre uma empresa, deve se saber o quanto vai gastar, precisa de um técnico, de alguém que saiba fazer e contribuir com as coisas.
O importante é ter visão e não desistir e tentar, sempre com um contato exclusivo com as demais empresas.
Podemos fazer uma comparação dos dois períodos citando como base a revolução industrial, pois implicou em um processo de transformação, acompanhado por uma notável evolução tecnológica. Até os dias de hoje, tiveram-se três revoluções até atingir um nível global. A manufatura predominou ao longo da idade moderna, resultando assim a ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comércio monetário. Podemos dizer que a revolução industrial foi responsável por inúmeras mudanças tanto negativas quanto positivas. Na área tecnológica, muita coisa mudou. Podemos citar como exemplo claro a TV. Naquela época utilizava-se de circuitos elétricos muito complexos (filtros, válvulas, etc.) e atualmente a TV tem poucos componentes e mais recursos, além do tempo de resposta ser maior. A Revolução tomou os métodos de produção mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo aos poucos a mão de obra humana.
...