ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE METODOLOGIA
Por: andreasarj • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.601 Palavras (15 Páginas) • 319 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
UNICARIOCA
TÍTULO
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Sarah Camilo
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2016
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2016
TÍTULO
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Carioca UNICARIOCA, como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina de Metodologia Científica.
Professor: Leonardo Ricchezza
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2016
Sustentabilidade é a porta para a eternização do futuro. Ser sustentável é amar a vida.
(Epígrafe)
RESUMO
Este trabalho foi elaborado através de pesquisas ligadas a conscientização dos cidadãos quanto a sua responsabilidade em conservar os recursos hídricos encontrados na natureza de maneira a torná-los perpétuos. Percebe-se ao longo do estudo que durante séculos o seres humanos apenas retiraram os recursos naturais e os transformaram em lucro, porém houve uma demora na percepção de que tudo o que era extraído precisava ser conservado para as gerações futuras, o que ocasionou em diversos problemas sociais, como principalmente, a poluição das águas. Descobre-se então a importância de, além de preservar o que já existe, utilizar-se de tecnologias para melhorias, reúso e aproveitamento do que outrora destruiu-se, através de estudos que possibilitassem um novo olhar sobre o planeta. O estudo contribuiu para um melhor entendimento do papel do cidadão, das empresas em geral e da importância do incentivo a uma visão sustentável desde a educação inicial. A pesquisa concluiu que o avanço econômico deve estar inteiramente acoplado ao conceito de sustentabilidade. E para que de fato haja avanço, é necessário unir a força das nações em prol desse mesmo objetivo.
SUMÁRIO
Resumo
Indrodução
1- A água potável no Brasil
1.1- Brasil a maior reserva mundial de água potável
1.2- Localizações geográficase distribuição
2- As Leis que regem os recursos hídricos
2.1- Código de Águas (Decreto nº24. 643/1934)
2.2- Águas na Constituição Federal
2.3- ANA Agência Nacional de Águas
3- Danos causados pelo mau uso dos recursos hídricos
3.1 – Desperdícios de água
3.2 – Poluições dos rios
4- Projetos e Propostas para utilização sustentável das águas
4.1- A utilização da água– racionamento
4.2-Tecnologias de tratamento
4.3-Gestão das águas nas empresas
INTRODUÇÃO:
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Durante muitas décadas a humanidade extraiu da natureza os recursos dos quais necessitava para geração de suas atividades. Porém, pouco se pensava na questão da preservação, tal atitude levou muitos países inclusive o Brasil, a subirem um degrau a mais em relação ao desenvolvimento industrial, mas de forma insustentável,o que levou no decorrer dos anos, a percepção de que a maioria dos recursos que a natureza proporcionava demorava décadas para se reconstituir. A Conferência da ONU de 1972 deflagrou o alerta, pois mostrou ao mundo os efeitos do desenvolvimento e da industrialização sem um planejamento e uma cautela especial na preservação dos recursos naturais. Com base nessas pesquisas destacaremos a gestão hídrica no conceito sustentável, visto que a água é considerada o bem mais precioso do século XXI e vem sofrendo paulatinamente o risco de escassez, em escala mundial, o que constitui um dos principais problemas do milênio. Nesse sentido, indaga-se de que maneira o ser humano utilizará os recursos hídricos garantindo que as próximas gerações não sofram com a completa escassez?
Capítulo 1
A água potável no Brasil
1.1– Brasil a maior reserva mundial de água potável
O país possui a maior reserva mundial de água doce, sendo cerca de 12% das reservas de água doce que se encontram disponíveis em todo planeta, somente a bacia amazônica concentra 70%, o restante é desigualmente distribuído para a população. O Nordeste possui menos de 5% sendo grande parte das reservas subterrâneas, com o nível de sal acima do limite para o consumo humano.
A maior reserva mundial encontra-se no Brasil, um manancial de água doce subterrâneo transfronteiriço chamado Aquífero Guarani, sendo este subjacente a quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguaia.
Segundo o site ambiente Brasil o Aquífero Guarani:
As reservas permanentes de água são da ordem de 45.000 km³ (ou 45 trilhões de metros cúbicos), considerando uma espessura média aqüífera de 250m e porosidade efetiva de 15%, e correspondem à somatória do volume de água de saturação do Aqüífero mais o volume de água sob pressão.
As reservas explotáveis do Aqüífero correspondem à recarga natural (média plurianual) e foram calculadas em 166 km³/ano ou 5 mil m³/s, e representa o potencial renovável de água que circula no Aqüífero. A recarga natural ocorre segundo dois mecanismos: por meio de infiltração direta das águas de chuva na área de afloramento; e, de forma retardada, em parte da área de confinamento, por filtração vertical (drenança) ao longo de descontinuidades das rochas do pacote confinante, onde a carga piezométrica favorece os fluxos descendentes.
...