ATPS
Por: PREVEDEL • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
Tutor presencial: Jefferson Kiyoshi Komesu
Curso: Administração
Naviraí-MS
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Acadêmicos:
Agnaldo Coelho dos Santos RA: 356021
Heverton Hugo Alves Burci RA: 365171
Jose Victor Prevedel RA: 365011
Leandro Barbosa RA: 358673
ATPS de Planejamento e Controle da Produção
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Planejamento e Controle da Produção”, sob a orientação do professor-tutor à do Tutor presencial Jefferson Kiyoshi Komesu.,e distância Luiz Manuel Palmeirae
Naviraí-MS
2014
SUMARIO
1. Introdução___________________________________________________ página 4.
2. Planejamento, Programação e Controle da Produção _________________página 5.
3. Aspectos Técnicos e Operacionais do PCP__________________________ página 6-7.
3.1. Classificação Sistemas de Produção _____________________________página 6-7.
3.2. Implantação dos S. de PCP_____________________________________ página 8.
4. Controle da Produção__________________________________________ página 9-10.
5. Considerações finais___________________________________________ página 10,12 .
6. Bibliografia___________________________________________________ página 12.
INTRODUÇÃO:
Na imagem atua o qual globalizado, a competitividade cada vez mais difícil, tendo maior desenvolvimento dos administradores na execução das atividades produtivas que sofrem direto e indireto impactos externos e internos, necessitando de planejamento e controle da produção para garantir a máxima apropriação dos recursos disponíveis propiciando o aumento de competitividade e de riqueza. Para o alcance de tais resultados é realizada a atividade de planejamento e controle da produção que visa à execução eficiente do processo produtivo para o alcance eficaz dos objetivos definidos. os resultados que a implantação do Planejamento e Controle da Produção proporciona as empresas está à redução de erros e custos de produção e o aumento da produtividade e da qualidade.
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
O PCP é uma função administrativa que existe para controlar o planejamento produtivo, maximizando a eficiência e a eficácia empresarial, ou seja, visa à utilização adequada dos recursos disponíve-is para o alcance dos objetivos definidos.
O controle serve para verificar se o processo está sendo realizado conforme planejado, identificando e corrigindo falhas e desvios, a fim de evitar perdas e garantir a qualidade produtiva.
Segundo Slack et al (1997, p.322), planejamento e controle pode ser definido como a conciliação entre fornecimento e demanda.
O PCP programa e planeja as operações e produções das empresas controlando os recursos produtivos necessários, como matérias-primas, mão-de-obra, máquinas e equipamentos, estoques, tempo, a fim de atender à demanda garantindo a satisfação dos clientes.
De acordo com Moreira (1999, p.7), o controle trata da avaliação de todas as atividades relacionadas ao processo produtivo, seguida da aplicação de medidas corretivas quando necessário.
A primeira etapa do processo administrativo é o planejamento, seguido do controle na última etapa.
O PCP se resume em três etapas: no planejamento antes do processo produtivo; no controle durante o processo produtivo para saber se está tudo sendo realizado conforme o planejado; e no controle após o processo produtivo, evitando erros e desvios e garantindo a máxima qualidade aliada à eficiência e eficácia. É como testar e programar a receita de um bolo várias vezes até torná-la perfeita para ser sempre seguida. Os tipos de PCP mais utilizados pelas indústrias são: de avaliação da capacidade produtiva, de estoques, suprimentos, MRP (programa de avaliação da necessidade de materiais), JIT (atendimento rápido da demanda, com qualidade e sem desperdício), de projetos, e de qualidade.
Aspectos técnicos e operacionais do PCP
O PCP atua em todas as áreas de uma empresa do seguinte modo:
- Na área de engenharia industrial: com base em boletins de opera-ções programa o funcionamento e a manutenção das máquinas e equipamentos, bem como a determinação de paralisação e reparos.
- Na área de suprimentos e compras: programa quais são as matérias primas necessárias no processo produtivo e em quais quantidades devem ser estocadas.
- Na área de recursos humanos: programa atividades relacionadas à quantidade, seleção, recrutamento e treinamento de pessoas.
- Na área financeira: estabelece níveis de estoques, matérias-primas e lotes a serem produzidos com base em cálculos financeiros.
- Na área de vendas: com base na previsão das vendas elabora o plano de produção que seja capaz de atender à demanda pelos clientes.
- Na área de produção: controla e programa para que todo processo produtivo seja desenvolvido de acordo com o planejado.
O planejamento é regido por dois princípios: o da definição do objetivo, pelo qual a definição do que se pretende deve ser clara e muito bem definida; e o da flexibilidade do planejamento que diz que o plano deve ser adaptado conforme cada situação podendo sofrer alterações devido às influencias e imprevisibilidades do processo produtivo.
Os princípios pelos quais o controle é regido são: o do objetivo, pelo qual erros e falhas são indicados para auxiliar na correção; o da definição dos padrões, segundo o qual os padrões devem ser claramente definidos para garantir o desempenho esperado; o da exceção, formulado por Taylor, que diz que o administrador deve concentrar sua atenção no que está mal, ou seja, nos desvios; o da ação, o qual indica que devem ser tomadas providencias para eliminar a falhas e os desvios.
...