ATPS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Por: tainasenna • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 720 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
Administração Mercadológica
Etapa 1 (Passo 1)
MIX DE MARKETING
Diversas são as definições para Marketing Mix, também chamado, em português, de Composto de Marketing.
Todas elas, no entanto levam à mesma conclusão: "é o conjunto de elementos que compõe as atividades de Marketing". Diversos autores tem se esforçado em minimizar as variáveis em número não maior que 4. Assim, MC Carthy desenvolveu e Lauterborn, mais recentemente, os 4 Cs. Cada uma acaba representando um melhor papel em usos específicos. Cabe ao profissional de Marketing determinar qual o melhor modelo para ser usado naquele projeto. Enquanto os 4 Ps são reconhecidos internacionalmente, enquanto que os 4 Cs, mais do que um composto de Marketing, se torna apropriado para um "Composto de Vendas".
Os 4 Ps de Mc Carthy
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product (produto); (Variedade, qualidade, design, nome da marca, tamanhos, embalagem, serviços, garantias, devolução, características).
2. Price (preço); (Desconto, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamento, preço de tabela).
3. Promotion (promoção); (Propaganda, chamar a atenção do cliente, relações públicas)
4. Place (praça). (Estoque, transporte, locais, canais, cobertura, variedades).
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).
BIBLIOGRAFIA: Tuleski, Yumi Mori – 11/05/2009
http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html
Etapa 1 ( Passo 2)
- Para manter seus clientes fidelizados tanto com a empresa, como com os produtos, as empresas devem estar atentas com as mudanças do mercado e tentar acompanha-las; As empresas devem apostar seus investimentos na tecnologia e no marketing. No século XXI podemos considerar que todos os produtos são iguais, mas cada um com sua característica e qualidade, uma empresa que aposta na tecnologia e investe auto no marketing tem mais facilidade de acompanhar as mudanças da economia, se adequar as necessidades do cliente e ter autos índices de atrair novos clientes.
Um dos 4P’s chama bastante atenção de clientes, quando falamos em preço, podemos chamar a atenção de um determinado grupo em uma determinada localização, preços baixos pode atrair cliente novos e manter os clientes já existentes.
- Para a empresa Cacau Sabor obter mais lucratividade fora da época de páscoa com seus outros produtos, pode considerar a proposta de marketing abaixo:
Produto: Customizar seu produto, para que seja atrativo mesmo em épocas festivas como Dia dos namorados, Natal, Dia das Crianças e etc..
...