ATPS ANALISE
Por: lerbmoraes • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 367 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
Ler sobre a matéria: BC e mercado projetam inflação maior para 2014 e 2015. E escrever um texto a respeito do cenário da economia brasileira para o próximo ano e como isso pode afetar a decisão de onde investir.
Podemos observar diante da análise dos fatos expostos, que ocorreu aumento com relação a inflação nos últimos anos. Esta afirmação é constatada através dos resultados obtidos com o Índice de preço ao consumidor Amplo (IPCA) nos últimos anos, ou seja, 5,9% em 2013 e quase o teto do intervalo de tolerância fixado pelo conselho Monetário Nacional (CMN) para 2014, haja visto que o resultado acumulado do ano ficou em 6,4%, (tendo que a meta estipulada é de 6,5%) tornando assim para 2015 um risco de 27% de “estouro” desta meta.
Embasado neste ponto de vista e em exemplos dos anos anteriores, conclui-se que o cenário econômico para 2015 será um cenário de readaptação, onde não haverá evolução, mas sim uma tentativa de estabilizar a situação, sendo os principais motivos para este, o ajuste fiscal, corte de gastos e aumento na arrecadação de impostos (necessários para a tentativa de estabilizar o cenário econômico atual), porém, não há consenso quanto a eficácia de recuperação da saúde econômica, haja visto que seu sucesso depende de outras circunstâncias, tais como as decisões de investimentos das empresas, a concessão de crédito pelos bancos e a confiança do próprio consumidor em voltar a aplicar seu dinheiro na economia. Neste caso, o último tópico acaba se tornando o mais impactante, pois se não existe confiança em uma situação, ou seja, “economia brasileira”, consequentemente, não existirão investidores, e sem investidores, se torna impossível o crescimento e evolução.
Pra o ano de 2015, os investimentos na renda fixa são umas das melhores opções, já que os juros deverão permanecer altos como consequência dos ajustes a serem realizados. Esta taxa poderá alcançar 12,50% em 2015. A perspectiva é de haver pouca melhora nos juros em 2016, e isso vai depender em grande parte do cumprimento dos ajustes previstos na política econômica do Governo, neste caso, os investimentos que serão mais beneficiados em 2015 por conta dessa conjuntura certamente serão os de renda fixa.
Passo 2
Realizar atenta leitura, além do Capítulo 1 do Livro Texto, do Material Tipos de investimento. Auxiliado pela leitura do Capítulo 1 do livro texto, preparar um quadro comparando as principais modalidades de aplicação financeira, considerando risco, prazo, rentabilidade e liquidez. Aproveitar para indicar, em sua opinião, qual a melhor aplicação financeira.
Tipos de aplicação Risco Prazo Rentabilidade Liquidez
Caderneta de Poupança Baixo. Por ser renda mista, o risco de perder o montante investimento é quase nulo. Indeterminado.
Porém para rendar render mais, é necessário deixar um tempo maior, devido as baixas taxas. Baixa. Devido as taxas serem baixas, o retorno é menor. Alto. O grau de liquidez é alto, pois tem fácil acesso a entrada ou retirada monetária.
CDB Baixo. Por ser renda fixa, o risco de perder o montante investimento é quase nulo. Se acordado com taxas pré-fixadas, será curto o período. Mas se acordado com taxas pós-fixados, o período será médio (2 anos)
Média.
De acordo com o estabelecido no acordo, se taxa pré ou pós fixadas, a rentabilidade poderá ser maior ou menor. Médio. De acordo com o tempo determinado mediante acordo. Podendo ser de curto à médio prazo.
Ações Alto. O grau de risco é alto, devido ser uma renda variável. É possível perder parte ou todo o montante investido. Médio à Longo.
Quanto mais tempo deixar investido, poderá render, se o mercado estiver favorável. Caso contrário o tempo será incalculável podendo variar As ações tem um grau de rentabilidade alto, se investida no período favorável, igualmente com a venda.
Torna-se acionista da empresa, participando das parcelas de seu lucro Para “transformar” as ações em dinheiro corrigido é necessário um bom tempo para que não saia perdendo parte montante.
Porém as vendas das ações são práticas.
Fundos de Investimentos Médio. Como há duas opções de clubes de investimento, o aberto e o fechado, o risco pode ser prevenido, dependendo de qual escolhido.
Porém o risco torna- se imprevisível, pois é aplicado em vários tipos de fundos, (renda fixa e variável). O prazo é indeterminado se aplicado nos clubes abertos. Já o clube fechado é possível determinar o resgate com vencimento, porém não é possível investir quando quiser, há um período determinado também. Tem uma boa rentabilidade comparada ao valor investido, que muitas vezes, pode ser baixo.
Além de haver gestores, administradores que são experientes em investimentos, ou seja, as chances de bons investimentos são altas. Boa. Devido aos diversos tipos de investimentos diferentes, o grau de liquidez é bom, pois pode fazer o resgate com mais facilidade.
Debêntures Baixo. Por ser renda fixa, com valores estipulados pelas empresas, no ato do contrato, não há risco de perda do montante investido. Longo. Na maioria das debêntures o prazo é longo. Médio. Devido às taxas serem fixas, e estipuladas pelas empresas, a rentabilidade poderá não ser muito alta. Baixa. A liquidez do valor investido atualizado será possível após o período contrato.
Passo 3
Escolher, com base no painel construído no passo anterior, a aplicação financeira que vocês vão investir o dinheiro ganho no prêmio da loteria. Escolher a modalidade de aplicação. Desenvolver um quadro demonstrando o índice médio anual desta aplicação ao longo dos últimos três anos para fundamentar a comparação que será realizada na última Etapa deste Desafio.
A aplicação financeira escolhida será a CDB (Certificado de Depósito Bancário) com a taxa pós-fixada. Seguindo os valores anuais dos últimos 3 anos, temos a seguinte tabela. Com o valor inicial de R$ 1.000.000,00
Taxa SELIC anual 2010
Taxa Selic acumulada de 2010 é de 10,75% ao ano
Taxa SELIC anual 2011
Taxa SELIC anual 2012
Taxa SELIC
...