ATPS: Abordagem Clássica da Administração
Seminário: ATPS: Abordagem Clássica da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silvavivan • 27/11/2014 • Seminário • 501 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Etapa 2- Passo 1 e 2
Abordagem Clássica da Administração
A Abordagem Clássica da Administração divide-se em duas partes: a Administração Científica de Taylor e a Teoria Clássica de Fayol. Sua origem deu-se basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos.
Apesar de serem utilizados por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato, enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência. Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura dividindo a organização em seis funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração. Ou seja, enquanto Taylor pensava a organização a partir dos operários (nível operacional), Fayol pensava a organização dos dirigentes (nível institucional). Essa diferença tem explicação na vivência dos dois. Taylor teve experiência como consultor técnico e Fayol foi um grande administrador de cúpula. Outra diferença marcante é que Taylor pregava a supervisão funcional pelo qual o operário poderia ter um supervisor para cada área, enquanto Fayol defendia o princípio da unidade de comando que dizia que cada subordinado só pode ter um superior. É preciso também ressaltar os pontos de convergências entre as duas as teorias da Abordagem Clássica como: a concepção de homo economicus segundo a qual as vantagens financeiras são os únicos fatores motivadores e o mesmo objetivo (máxima eficiência).
Passo 3
A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduo deve fazer
para cumprir as atribuições de seu cargo, buscando através da simplicidade de
cada tarefa, aumento de produtividade e remuneração proporcional ao volume
produzido. Através dessa divisão temos a especialização do operário, onde as
tarefas e obrigações serão realizadas da maneira mais eficiente possível,
justamente para não ocorrer uma acomodação dos ocupantes dos cargos.
Se essa divisão do trabalho for atribuída pelos funcionários da JC
Confecções, conseguiremos solucionar um problema que aparentemente está
muito grande. Por causa da empresa ser familiar, os responsáveis estão sem voz
ativa e sem saber como trabalhar, não há uma função/cargo determinado
...