TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Mercadológica

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1 e 2

Conceito 5s

O 5s teve sua origem nos Japão, após a segunda guerra mundial e consiste basicamente em 5 atividades simples e essenciais para a implantação de qualidade dentro das organizações e também no dia-a-dia. Essas atividades são iniciadas pela letra “S” no idioma japonês conforme abaixo:

  • Seiri = utilização
  • Seiton = organização
  • Seiso = limpeza
  • Seiketsu = padronização
  • Shitsuke = disciplina

Atualmente o 5s esta presente na maioria das empresas que buscam ser reconhecidas pela qualidade e seus principais objetivos dentro de uma empresa são:

  • Reduzir desperdícios;
  • Melhorar a qualidade de vida dos funcionários;
  • Melhorar o ambiente de trabalho
  • Melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
  • Prevenir acidentes;
  • Máximo aproveitamento dos recursos

Conceito Kaizen

Assim como o 5s, o Kaizen também originou-se no Japão após a segunda guerra mundial e significa “melhoria contínua”, seja no trabalho, na vida pessoal ou social.

Dentro das organizações, tem como objetivo principal buscar diariamente a qualidade e a melhoria contínua dos processos, evitando desperdícios de recursos e de tempo, visando assim aumentar a produtividade, porém, com foco nas relações humanas com os funcionários.

Definição do Seis Sigma

O Seis Sigma foi criado em 1980 pela Motorola, tem como metodologia reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3,4 por milhão, obtendo assim um aproveitamento de 99,9997% nos processos. O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. Seu objetivo principal é produzir produtos dentro da qualidade do Seis Sigma reduzindo defeitos, erros e falhas, custos, tempo, aumentando a margem de lucro e superando a  qualidade para além das expectativas dos clientes.

Perspectivas estratégicas do Seis Sigma.

A estratégia dos Seis Sigmas é usar uma estrutura dirigida por dados para atacar defeitos e melhorar o nível de seus produtos e serviços. É baseada nas relações entre o projeto de um produto, sua fabricação, sua qualidade final e confiabilidade, ciclo de controle, inventários, reparos no produto, sucata e defeitos, assim como falhas em tudo que é feito no processo de entrega de um produto a um cliente e o grau de satisfação do mesmo.

Caracterizações dos projetos Seis Sigma

Existem dois métodos utilizados nos projetos de Seis Sigmas, o DMAIC e o DMADV. Ambos muito semelhantes ao ciclo PDCA.

O DMAIC tem cinco estágios: Definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Estes estágios buscam definir possíveis de melhorias, medir os desvios ou situações indesejadas através de dados coletados, analisar as informações obtidas, introduzir melhorias no processo através de novos conhecimentos e controlar os processos otimizados.

Exemplo ciclo DEMAIC

[pic 1]

O DMADV é muito parecido com DMAIC, porém, é utilizado em projetos para criar novos desenhos de produtos, serviços e processo. Seus estágios são: Definir, medir, analisar, desenhar e verificar. Busca definir os objetivos consistentes com a demanda e com a estratégia da empresa; medir e identificar as características criticas para a qualidade do processo; analisar para desenvolver e projetar alternativas criando um desenho de alto nível, avaliando sua capacidade para selecionar o melhor projeto; desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho, fase mais longa, pois necessita de muitos testes; verificar o projeto, executar pilotos do processo e implementar o processo de produção.

Equipe Seis Sigma e seus papéis.

Para implantar o programa Seis Sigmas em uma organização é necessário uma equipe composta da seguinte forma:

Champions ou campeões: possui cargo de gestor cuja finalidade é apoiar os projetos, removendo dificuldades para o desenvolvimento dos mesmos.

Master Black Belts ou Mestres Faixas Pretas: representam o nível mais alto de proficiência técnica e organizacional, oferecendo liderança, desenvolvendo e adaptando ferramentas a partir da teoria matemática dos métodos estatísticos. São responsáveis pelo treinamento de Black Belts e Green Belts. [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com