ATPS Administração da Produção e Operações.
Por: maiconmaron • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.708 Palavras (15 Páginas) • 389 Visualizações
[pic 1]
Administração – 6° Semestre
Administração da Produção e Operações
Tutor EAD: Eliene Andrade de Rezende
Professor EAD: Luiz Manuel Palmeira
Alice Wachholz de Paula – RA 3805609132
Aline Wachholz de Paula – RA 3873768823
Gil Clasen Souza – RA 4351866262
Luciara V. Gonsalves – RA 4300064848
Maicon M. Munsberg – RA 4351844955
Pelotas/2014
SUMÁRIO
- Introdução.........................................................................................................03
- Sistema de produção.......................................................................................04,05
- Tipos de programação........................................................................................06
- Empresa...........................................................................................................07,08
- Produção............................................................................................................09
- Planejamento e controle.................................................................................10 a 17
- Conclusão...........................................................................................................18
- Referência Bibliográficas...................................................................................19
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo a busca de soluções para excelência no atendimento aos setores internos e, consequentemente, aos clientes e fornecedores da empresa estudada. Procurando entender as técnicas utilizadas para produção e distribuição dos produtos em suas diversas fases dentro da linha de planejamento sempre observando o estoque, tempo de produção, capacidade de entrega e otimização da mão de obra e maquinário para produção.
A empresa escolhida é as Conservas Oderich, com tradição na industrialização de alimentos em conserva a mais de quatro gerações. Contando com três fabricas, mais de 2300 funcionários e produzindo 100 milhões de toneladas de alimentos em conserva.
SISTEMA DE PRODUÇÃO
Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:
• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.
• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.
• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.
- Conceitos e Funções
- A Estratégia da Manufatura e o sistema PPCP
Para este tópico vamos abordar os seguintes temas para tomada de decisão visando o desempenho em critérios competitivos: objetivos e as áreas de decisão.
- Objetivos, também podem ser chamados de prioridades competitivas, onde
- Diversos autores enumeraram suas preferencias. Três exemplos:
Wheelwright | Qualidade, confiabilidade, custo e flexibilidade. |
Skinner | Custo, entrega, qualidade, serviço confiável, flexibilidade de produto, investimento |
Swamidass | Flexibilidade, entrega, qualidade, custo unitário, flexibilidade, inovação |
- Áreas de decisão são caracterizadas por um conjunto de decisões especificas que se referem à estrutura e infraestrutura.
Estrutura: capacidade, instalação industriais, tecnologia e integração vertical.
Infraestrutura: sistema PPCP, fluxo de materiais, relacionamento com os fornecedores, gerenciamento de qualidade, organização, gerenciamento da força do trabalho, gerenciamento dos produtos, medidas de desempenho e sistema de informação.
- Sistema PPCP
O sistema PPCP é uma importante função administrativa que gerencia desde o planejamento até o controle de suprimentos e atividades dentro de uma empresa, afim de que a produção atenda ao programa de vendas pré-estabelecidas. Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".
Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura, sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para à integração.
No entanto, independente do sistema de manufatura e estrutura administrativa, um conjunto básico de atividades de PCP deve ser realizado. Estas atividades são necessárias para a consecução dos objetivos do PCP, mas não necessariamente deverão
estar todas sendo executadas numa área específica. Isto dependerá da configuração organizacional adotada pelo sistema de manufatura (Martins / 1993). Silver & Peterson (1985) estabelecem três níveis hierárquicos para o PCP.
...