ATPS: Compreender a evolução histórica da Teoria da Gestão
Seminário: ATPS: Compreender a evolução histórica da Teoria da Gestão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: icered • 3/11/2014 • Seminário • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
PEDRO GIMENES JUNIOR
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Assis
2014
PEDRO GIMENES JUNIOR
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Regina Lúcia Sanches Malassise
Marcelo Caldeira Viegas
Wilson Sanches
Sebastião de Oliveira
Assis
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO......................................................................................5
CONCLUSÃO...................................................................................................16
REFERÊNCIAS.................................................................................................17
INTRODUÇÃO
1. Entender a evolução histórica das Teorias da Administração é a base para o bom desenvolvimento de seus estudos. Após estudar os materiais da disciplina, escreva sobre a abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração. Desenvolva um texto diferenciado as escolas umas das outras.
Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental e ainda há o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem comportamental. A Teoria Neoclássica que veio como uma reafirmação da Teoria Clássica na estrutura organizacional, com mais objetivos e resultados, pois os clássicos tinham um sistema muito fechado e acabaram sofrendo com a falta de trabalhos experimentais. A Teoria da Burocracia vem para ajudar para melhorar as complexidades na organização. E finalmente surge a Teoria Estruturalista, trazendo uma analise intra-organizacional e uma abordagem de sistema aberto tentando conciliar ideias clássicas com ideias humanísticas.
2.2 DESENVOLVIMENTO
Abordagem Humanística
TEORIADAS RELAÇÕES HUMANAS
A primeira Abordagem Humanística é a Teoria das Relações Humanas, que teve como seus principais precursores Elton Mayo (1880-1949), que através do estudo de Hawthorne, demonstra as relações sociais do trabalho e Kurt Lewin (1890-1947), que foi o precursor da dinâmica de grupo, estudo de pequenos grupos e a importância da interação individual. Ela surgiu como uma teoria de combate e oposição cerrada a Teoria Clássica. A Teoria das Relações Humanas não reconheceu ou negou todos os conceitos da Teoria Clássica como o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal, autoridade eresponsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia, departamentalização e etc. Ela também surgiu com o intuito de humanizar e democratizar a administração, de desenvolver as ciências sociais e ainda como uma conseqüência imediata das conclusões obtidas por Elton Mayo de sua experiência em Hawthorne.
Características:
Tem como principais características, a transferência de ênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas, de princípios técnicos e formais para aspectos psicológicos e sociológicos, ênfase na psicologia no estudo das organizações, adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados e o foco na organização informal e nos grupos sociais.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A segunda Abordagem Humanística é a Teoria Comportamental que surgiu com Chester Barnard e principalmente depois da publicação do livro de Herbert Simon (o comportamento administrativo) em 1947, focando um desenvolvimento de uma teoria de decisão. Ela descende diretamente da Teoria das Relações Humanas e mantem os aspectos estruturais da empresa de lado, se focalizando somente nos aspectos comportamentais.
Em 1962, surgiu o Desenvolvimento Organizacional, que é um desdobramento da Teoria Comportamental voltado a mudanças nas organizações através de um modelo de diagnóstico, intervenção, que envolve mudanças estruturais e comportamentais, com o intuito de melhorar a eficiência e a eficácia
...