ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Por: 050913 • 6/5/2015 • Relatório de pesquisa • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Polo Passo Fundo – RS – Curso de Administração – Disciplina de Análise de Investimentos
Adriana da Silva Cavalcanti- 7307551013
Alex de Oliveira Gomes- 6727327685
Aricris de Meira- 6942017375
José Edgar Priotto -6942009213
Juliano Zanfir- 6376231869
Maiana Franciele Secco- 6580311751
ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Tutor a Distância – Prof. Marcelo Sbaraine
Passo Fundo
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 TIPOS DE INVESTIMENTOS
2 IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE NEGÓCIO
2.1 Produto Para Comercialização
2.2 Dados da Empresa
3. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
3.1 Cálculos, Estimativas e Fluxo de Caixa Relevante
3.2 Diagrama de Fluxo de Caixa
4 SISTEMA DE LIQUIDAÇÃO E DE CUSTÓ DIA-SELIC (TAXA ANUALIZADA)
4.1 Técnicas de investimentos
4.2 Cálculos do Payback, VPL e TIR
4.3 Avaliação dos Resultados Obtidos
5 O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
6 O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO
6.1 Avaliação dos Efeitos da Inflação, Imposto de Renda e Depreciação Sobre o Projeto
Elaborado
6.2 Análise de risco do projeto: “Análise de sensibilidade”
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem grande uma importância para as organizações. Podemos dizer que investimento significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Dessa forma, abrir uma empresa, cursar uma faculdade podem ser entendidos como investimentos. Sabemos que o mercado dispõe de uma grande variedade de possíveis investimentos, cabendo ao administrador analisar quais são as melhores possibilidades para sua empresa. Porém, devem-se considerar as que mais influenciarão sua decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.
As possibilidades econômicas levam em consideração a rentabilidade e o risco do investimento. Assim o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para a organização. As financeiras levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos. E o ambiente empresarial que são as considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários. Nesse trabalho a nossa equipe elaborou um Projeto de Investimento em um negócio, no qual será analisada a viabilidade econômica por meios dos critérios estudados na disciplina, critérios como: (TIR, VPL e Payback). O objetivo do estudo é estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação. Aplicar o procedimento que será utilizado na vida profissional dos estudantes. Por meio da elaboração, aplicação e análise os estudantes testarão os conhecimentos adquiridos nas aulas.
1 TIPOS DE INVESTIMENTOS
É comum o uso da palavra investimento no nosso dia-a-dia. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias. O simples fato de se guardar dinheiro em uma caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, um carro entre outros são tratados como investimento. Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:
- Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
- Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
- Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. A lógica dessa informação é que, para a economia crescer, faz-se aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo PIB. Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos. Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por ela.
...