ATPS DE ESTATÍSTICA .
Por: nosdelg • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.787 Palavras (20 Páginas) • 222 Visualizações
NOME: Cassia Aparecida de Souza
NOME: Izabel Cristina
NOME: Jackeline Rodriguez
NOME: Talita Emanoeli
TÍTULO DO TRABALHO
ATPS DE ESTATÍSTICA
PROFESSORA EAD: Profª Ivonete Melo de Carvalho
TUTOR PRESENCIAL: Erônides Júnior
TUTORA A DISTÂNCIA: Cintia Galeni
BELO HORIZONTE/MG
2012
SUMÁRIO
Etapa 01 03
Etapa 02 04
Etapa 03 08
Etapa 04 12
Bibliográfia................................................................................................................19
ETAPA 1
Não nos comunicamos apenas pela escrita, o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarece muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construírem dados que possibilitem visualizar a realidade social. A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e gráficos. O trabalho estatístico passou a ser o de ajudar na obtenção de dados, bem como na interpretação e analise dos mesmos, de modo que os resultados facilitem no momento de tomadas de decisões.
Quase todos os meios de comunicação (jornais, revistas, rádios, TVs, internet) utilizam de modelos estatísticos (gráficos, diagramas, tabelas, pesquisas) para enriquecerem as informações a serem divulgadas, imaginem então o quão importante e fundamental esses modelos são para os gestores, empresários e administradores para que possam analisar criteriosamente estas informações para a tomada de decisões nas mais diversas áreas do conhecimento. O controle estatístico do processo, mais conhecido como CEP, consiste em analisar a quantidade e capacidade de produção, visando identificar particularidades e características do processo (como oportunidades de melhorias). Para isto utiliza-se do estudo de gráficos e outros.
Assim sendo, com o passar do tempo, tanto a estatística como a Administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco foi o gerenciamento e controle de qualidade junto as empresa, onde o controle estatístico sugeriu soluções aos problemas de qualidade.
Essas abordagens e estudos são conhecidos junto a literatura como “As ferramentas da qualidade”, “Abordagens 5S”, “As ferramentas do planejamento da qualidade”, onde todas visam a melhoria da qualidade.
No cotidiano podemos observar o uso da estatística como ferramenta de apoio ao gestor, empresário e administrados em situações corriqueiras como:
- A desvalorização da moeda
- Mudanças nos hábitos dos consumidores
- No geral, mudanças quantitativas e qualitativas.
Enfim, entender e compreender a estatística, é ter o controle de suas decisões, é ter o controle de sua vida.
ETAPA 2
A Estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas; é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de se tomar decisões. A estatística fornece-nos várias técnicas para extrair informações de dados que muitas vezes são incompletos, na medida em que nos dá informação útil sobre o problema do estudo em questão.
Sendo assim, o objetivo de se estudar a estatística pode ser o de extrair informações de dados para obter uma compreensão melhor das situações que representam estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando técnicas estatísticas convenientes, que realçam todo o potencial da estatística, na medida em que nos permite tirar conclusões acerca de uma população baseando numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
PORQUE ESTUDAR ESTATÍSTICA
- Devemos estudar estatística para entender melhor os grandes volumes de informações, como pesquisas de mercado, índices populacionais...
- Qualidade de processos (CEP) (controle estatístico de processo)
- Previsões confiáveis (projeções financeiras e populacionais...)
- Planejamento (coleta de dados, definição de amostras, planos de contingência)
Não nos comunicamos apenas pela escrita, o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarece muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social.
A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e gráficos. O trabalho estatístico passou a ser o de ajudar na obtenção de dados, bem como na interpretação e análise dos mesmos, de modo que os resultados facilitem no momento de tomadas de decisões.
Quase todos os meios de comunicação (jornais, revistas, rádios, TVs, internet) utilizam de modelos estatísticos (gráficos, diagramas, tabelas, pesquisas) para enriquecerem as informações a serem divulgadas, imaginem então o quão importante e fundamental esses modelos são para os gestores, empresários e administradores para que possam analisar criteriosamente estas informações para a tomada de decisões nas mais diversas áreas do conhecimento.
...