ATPS DE GESTÃO DE QUALIDADE
Por: fudeca2013 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.132 Palavras (9 Páginas) • 196 Visualizações
Etapa 1
O que e qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A palavra qualidade faz parte do vocabulario de quase todas as pessoas. O conceito de qualidade esta diretamente ligado a tres fatores, redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos clientes; em outras palavras e fazer melhor, com menos custos, entregando ao cliente produtos que correspondendo ou superando suas expectativas. Outra premissa comum a todas as definições de qualidade é que ela não gera custos, ao contrario, ela os diminui.
Nas ultimas duas decadas outro fator vem sendo cada vez mais considerado nesse custo-beneficio – Meio Ambiente. O consumidor começa aos poucos, a se preocupar com o impacto ambientalda produção dos bens que costumam adquirir e portanto a considerar esse fator quando pensa no beneficio de um produto.
O que e gestão da qualidade e como foi sua evolução?
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a , distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma. Começando a falar do século anterior para entender o contexto da evolução da qualidade total. A gestão de qualidade era vista como um instrumento simples de controle nos procedimentos fabris, analisados por supervisores ou técnicos experientes com um básico monitoramento e verificação continua dos trabalhos. Naquela época os produtos eram insignificantes aos olhos técnicos, o foco da supervisão estava nos funcionários. A simplicidade em que os empresários tratavam o assunto da qualidade tornava seus conceitos falhos. Devido conseqüências de perdas na guerra de 1941 o Japão se atentou a um problema: Focar qualidade total nos serviços e produtos. No entanto, eles foram os primeiros a implantar esse sistema com a coletividade de gerentes japoneses. As mudanças tiraram o Japão de um conceito negativo à sociedade. Além do fracasso durante a guerra os produtos japoneses eram assistidos como de baixa categoria. Inspirando então com esse fato negativo a aprofundarem no tema, gestão da qualidade total surgiu naquele país com um propósito. Tornar para a sociedade uma nova era – a era da "perfeição" e adotaram um dizer: deve-se fazer qualquer atividade de maneira certa na primeira vez, para que não haja uma segunda numa exigência maior e do mercado. E assim a evolução da gestão da qualidade total começou a se expandir. Percebe-se então que precisou um desequilíbrio no país para o Japão adotar novos projetos.
Quais Foram os principais “gurus” da qualidade?
No decorrer do século XX, foram diversas concepções e as teorias acerca da qualidade, especialmente nos Estados Unidos e no Japão. A seguir apresentaremos os principais pesquisadores e autores
W. Edwards Deming: Para Deming , a qualidade pode ser medida por meio da interação entre o produto em si, o cliente ( com suas expectativas e o uso que faz o produto) e o atendimento a esse cliente, do ponto de vista das instruções de uso, assistência técnica etc.
Joseph M. Juran: Foi pioneiro na aplicação dos conceitos de qualidade a gestão empresarial, ele não achava proveitoso separar planejamento de execução.
Philip Crosby: Para Crosby, o conceito de qualidade estava associado à conformidade com os requisitos claros para os produtos e serviços e, a partir deles, deve-se verificar constantemente a conformidade do produto.
Armand V. Feigenbaum: Qualidade, para ele e um conjunto, e um conjunto de características do produto que satisfazem as necessidades do cliente, e engloba todo o ciclo, desde o planejamento da produção aos serviços de manutenção.
Kaoru Ishikawa: Foi um dos grandes tradutores das teorias norte americanas para a realidade da cultura japonesa, escreveu com detalhes varias ferramentas de controle de qualidade, tais como Gráfico de Pareto, os Histogramas, os gráficos de controle e os de dispersão, ficou conhecido, especialmente, pela difusão dos círculos de controle de qualidade (CCQ) e pela criação do diagrama de Ishikawa.
Genichi Taguchi: Para Taguchi, a qualidade esta relacionada com a perda que um produto causa à sociedade a partir do momnto que e colocado a disposição dos clientes.
Vicente Falconi Campos: Falconi afirma que um produto ou serviço de qualidade e aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessivel, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente.
Quais são os oito princípios da gestão da qualidade? Explique
A ISO9000 preconiza oito princípios, que são os pilares sobre os quais deve se sustentar uma gestão que se pretenda da qualidade. São eles:
Focalização no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;
Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;
Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da organização;
Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;
Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;
Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas
...