ATPS DESENVOLVIMENTO
Por: Emanuellacerda • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
PIB
É um indicador para medir a atividade econômica do país, economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento e que não inclui outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos. O cálculo não mede a quantidade de bens acumulados, mas bens e serviços produzidos ao longo de um ano ou de um período determinado no início da pesquisa.
Pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. A outra forma é pela ótica da demanda, ou seja, de quem compra essas riquezas. São considerados, o consumo do governo (20%), os investimentos do governo, o consumo das famílias (60%) e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e das importações (2%) e se feitos corretamente os dois métodos devem chegar ao mesmo resultado.
Existem dois tipos de PIB são eles:
- PIB Real: Exclui os efeitos da inflação dos cálculos, feitos com os dados acima;
- PIB Nominal: Esse é plenamente ao contrário do real, por que considera a influência da inflação sobre o período abordado.
Quem mede o PIB?
No Brasil, o cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso era a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela medição.
Geralmente alguns sites fazem um publicação de alguns dados quando eles saem e comentam por exemplo:
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, o menor índice desde 2009 e valor inferior à média do crescimento de países desenvolvidos (1,3%), que têm sido mais afetados pela crise econômica mundial.
Fonte de notícia: Site BBC-Brasil
PIB PER CAPITA
É cálculo que o resultado se baseia no produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país.
Exemplo de gráfico de PIB REAL:
Anexo 1-
[pic 1]
INDICE DE GINI
Criado em 1912 pelo italiano matemático estatístico Corrado Gini feita pra suprir as necessidades de medir a concentração e as desigualdade de distribuição de renda. Mesmo tendo sido criado com esse intuito também serve pra medir o grau de qualquer outra estatística.
Apresenta dados baseados de 0 a 1, que onde o 0 representa uma igualdade de distribuição de renda plena. Já o número 1 representa desigualdade total e grave na distribuição de renda per capita, o índice é medido com pontos percentuais (que deve multiplicar o coeficiente por 100):
Fórmula de Gini é
a / (a+b).
Pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56 e quanto mais perto do número 1, mais há problemas com distribuição de renda.
CURVA DE LORENZ
É a representação gráfica construída com os dados adquiridos no índice de gini.Mas para se criar um gráfico da curva é necessário seguir alguns passos:
1-Ordenar a população por renda per capita domiciliar;
2-O eixo horizontal representa uma porcentagem da população (De 0% a 100%);
3- E no eixo vertical é representado o valor em porcentagem da renda que a população tem.
A Reta da Igualdade Perfeita é quando a linha cruza do ponto (0,0) até (100,100) que significa que a renda está sendo distribuída perfeitamente, formando uma reta no gráfico.
Imagem que representa o gráfico:
Anexo 2-
[pic 2]
INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO(IDH)
Foi o economista Mahbub ul Haqn com grande ajuda de Amartya Sem que assim criaram índice com o objetivo de aferir o avanço do bem-estar de uma população. Esse índice entra em confronto com o PIB devido ao IDH envolver outros fatores no seu método de medida, e também um índice que envolve muito mais fatores além da natureza econômica.
O IDH baseia-se o seu cálculo alguns fatores como:
- Renda per capita, conseguida pelo PIB;
- Longevidade, tendo que envolver outros índices como o de natalidade e mortalidade;
- A educação, avalia o índice de analfabetismo do mesmo período avaliado dos itens anteriores.
O cálculo do IDH é feito da seguinte forma:
IDH=L+E+R/3
No qual:
L=LONGEVIDADE
E=EDUCAÇÃO
R= RENDA
O resultado vai estar entre 0 e 1 onde é que ocorre sua variação em podem se classificar de três formas:
Países com IDH abaixo de 0,499 tem o desenvolvimento considerado baixo;
Países com IDH entre 0,500 e 0,799 são considerados com médio desenvolvimento;
Países com IDH Superior 0,800 são considerados com alto desenvolvimento.
Como exemplo um IDH de comparação entre nações:
...