ATPS De ampreendedorismo
Por: danilo.trabalho • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.....................................................................................................................................2
2- INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR........................3
3- ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR...........................................................................................4
4- IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES................................................................................................5
4.1 Plano de Negócio ................................................................................................................5
5- CONCLUSÃO ....................................................................................................................................6
6- REFERÊNCIA BIBLÍOGRÁFICAS .....................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO.
O presente trabalho tem com intuito ressaltar as diferenças entre administradores e empreendedores, trazendo um ponto de vista do grupo a respeito do questionários de auto avaliação de seu perfil Empreendedor, assim podemos perceber os pontos negativos e positivos de cada integrante.
Aprendemos também a grande importância de reconhecer nossas falhas, aceitando críticas construtivas e cobrando-nos diariamente a melhora, para que possamos ser grandes empreendedores.
A empresa Líder Têxtil, tem como objetivo ser a diferença no mercado com excelente qualidade no produto e preço justo, e tendo como meta a formação de profissionais e com o perfil de Administrador e empreendedor, assim buscando o crescimento do empresa e também dos seus funcionários no seu crescimento profissional.
2 INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR
Observando os profissionais do grupo, pudemos perceber que, existem administradores e empreendedores. Uma parte dos colegas se focaram mais com a parte administrativa organizacional. Trazendo para dentro da organização do grupo suas ideias em divisão de função e hierarquia funcional. Enquanto outros se empolgaram com a criação da empresa, seus produtos, o setor que iriamos atender, as promoções. As pessoas com perfil administrador de preocuparam com o cumprimento de datas e sistematização das funções. Os empreendedores trabalharam arduamente para chegar em um consenso do grupo sobre a criação do negócio e seus serviços. Além de estabelecerem um sistema motivacional para atrair a atenção de todos para que o projeto fosse amplamente valorizado. Pelo questionário pudemos perceber os pontos negativos e positivos de cada integrante. A partir desta premissa cabe a cada integrante melhorar em suas falhas e aprimorar suas técnicas. Aprendemos também a grande importância de monitorar nossas falhas, aceitando críticas construtivas e cobrando-nos diariamente a melhora. Sabemos da importância de sermos verdadeiros empreendedores e não apenas administradores. Mas procuramos durante este trabalho nos valer de ambas as funções.
3 ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR.
O administrador tende a trabalhar de uma maneira mais fria, mais calculista e burocrática. Os administradores tem como perfil a montagem de estratégia reunindo prazos e resultados. Preocupa-se em estabelecer prazos curtos com resultados duradouros controlando cada etapa do processo; criação, manutenção e finalização. Administradores são por natureza, seguros em suas atitudes. Evitando tentativas arrojadas, quando existe probabilidade de falhas. Não são pessoas abeis a trabalhar com situações que exijam grandes mudanças, além de não possuírem um espirito de criatividade tão aguçado quanto do empreendedor.
Já o empreendedor possui uma postura de assumir riscos responsáveis. Acredita na seriedade de seu trabalho e de suas escolhas. Costuma estudar a fundo o mercado e suas mudanças. Está sempre de olho nas novas tendências, nos benefícios que uma nova atitude e postura possam trazer ao seu ambiente profissional. Costuma se manter informado de diversas áreas, pois sabe da importância da informação no século que vivemos. Está sempre antenado com as novas tecnologias, e de como ela pode auxiliar na melhor execução de sua função. Possui arrojo no mercado e toma a atitude certa na hora certa, obtendo os resultados desejados. Estabelece um prazo saudável e responsável para atingir metas, fazendo com que assim não se desespere por não atingir o resultado em um prazo muito curto, nem se desmotive por obter um prazo muito longo. O empreendedor costuma ser um líder nato, não precisando impor suas ideias, pois quando as apresenta já conquista seguidores.
4 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES.
4.1 Plano de Negócio
Empresa: Líder Têxtil.
Ramo: Confecção e comercialização de camisetas
Região de instalação: Avenida com grande fluxo de jovens da classe média.
Produtos comercializados: Camisetas com estampa e recorte diferenciado. Um conceito diferenciado no mercado destinado ao público jovem (16 a 28 anos)
Mercado: Público jovem de classe média. Pessoas interessadas em ter um produto diferenciado e exclusivo, com excelente qualidade e preço justo.
Retorno econômico: Estimada recuperação de investimento de 8 a 12 meses com base em lucratividade de 30% a 50% ao ano.
Vantagens competitivas: Oferecer produtos de boa qualidade, investindo principalmente na personalização de peças, buscando sempre ser o diferencial desse seguimento.
Equipe: Formada de profissionais com perfil administrador que farão o planejamento estratégico da empresa e de profissionais de perfil empreendedor que participam ativamente da parte inovadora e criativa tais como: agregar nova linha de produtos/serviços bem como da divulgação e crescimento do negócio.
Comprometimento do empreendedor: Sendo ele o proprietário e idealizador do negócio acompanha todas as etapas passo a passo desde o primeiro rascunho até a contratação de profissionais e divulgação de sua marca.
...