ATPS: Etapas do processo administrativo
Seminário: ATPS: Etapas do processo administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kalixtalima • 24/11/2014 • Seminário • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
Defendemos o ponto de vista de que o administrador precisa ser um agente de mudança dentro das organizações. É ele que faz acontecer a mudança de mentalidade, de cultura, de processos, de atividades, de produtos/serviços etc. Seu principal produto é a inovação. É o administrador que torna as organizações mais eficazes e competitivas e as orienta rumo ao sucesso em um complicado mundo de negócios cheios de mudanças e competição. Mas, para que seja o paladino da mudança e da inovação capazes de garantir e manter a competitividade organizacional, o administrador precisa desenvolver certas características pessoais que o tornem um verdadeiro líder na organização,
2. Desenvolvimento
O planejamento é essencial para que a administração de uma empresa seja eficaz e faça com que os negócios tenham um resultado positivo, refletindo no crescimento
Abrir um negócio sem ter um objetivo claro e um bom planejamento é, sem dúvida, um grande erro, pois se o empreendedor não sabe aonde quer chegar, também não saberá por onde começar ou, no mínimo, não imagina quais serão os seus próximos passos. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas.
O futuro de qualquer negócio nada mais é do que o resultado das ações que estão sendo realizadas agora, dessa forma, o planejamento estratégico lançará as bases para a construção de um futuro de sucesso e a geração de um mercado mais preparado para as mudanças que ocorrerem. Vale lembrar também que um planejamento deve ser composto de objetivos palpáveis, pois, do contrário, não será eficiente.
Planejamento estratégico
Esta etapa do planejamento é, normalmente, de responsabilidade dos níveis superiores da empresa e diz respeito à formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua realização, considerando as condições externas e internas à empresa, além da evolução esperada, sua sobrevivência a longo prazo, crescimento e eficácia.
Planejamento tático
Esse nível define como vai ser realizado o planejamento. Ele é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicas e claras.
O principal objetivo do planejamento tático é promover um contato eficaz entre o nível estratégico e o operacional.
Planejamento operacional
Aqui, observa-se a prática do planejamento idealizado. O operacional focaliza no trabalho junto aos funcionários que não fazem parte do setor administrativo, implementando os planos específicos estabelecidos no planejamento tático.
A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de,trabalho.
A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
Apesar de esse processo organizacional produzir um aumento na produtividade, ocasiona também o surgimento de trabalhadores alienados quanto ao processo produtivo, isso quer dizer que o trabalhador conhece somente uma única etapa da produção, tornando-se muito limitado.
Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
ORGANIZAÇÃO
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar
...