ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admboa • 16/9/2013 • 4.967 Palavras (20 Páginas) • 473 Visualizações
Introdução
Neste trabalho procuramos apresentar um estudo simplificado sobre processos administrativos e seus fundamentos envolvendo gestão e planejamento estratégicos, teorias de grandes pioneiros nas questões de desenvolvimento de princípios voltados a Tarefas, pessoa Órgão e Relações.
A administração é de extrema importância para a organização e por isto é necessário que o profissional desta área entenda seus conceitos para aplicar na sua gestão.
As Fases do Processo Administrativo
O processo administrativo é composto por quatro fundamentos: Planejamento, Organização, Direção e controle.
Planejar é o processo de definir antecipadamente o que um grupo de pessoas deve realizar para atingir as metas desejadas. O planejamento pode ser estratégico, ou seja, realizado a longo período de tempo, é mais abrangente e desenvolvidos nos níveis institucionais.
O objetivo para se obter um bom planejamento seria para; se obter o lucro, a expansão da empresa, a segurança que se deseja alcançar, autonomia e independência.
O planejamento tático analisa a realidade atual e futura; já o planejamento operacional e focado no curto prazo e se preocupa com o que deve ser feito, e como deve ser feito. Os orçamentos servem para realizar planos com o dinheiro dentro de um determinado período de tempo.
Organizar é moldar intencionalmente para atingir determinados objetivos. Através da organização é possível a divisão do trabalho por diferenciação, possibilitando os meios de coordenação definindo níveis de autoridade.
Direção é o processo em que os gerentes procuram lidar com seus subordinados. Refere-se a um processo interpessoal onde o gerente procura influenciar os empregados a cumprir suas tarefas.
Quanto mais estruturada é a tarefa e maior o poder de posição do líder mais fácil é a situação de administrar. Se um gerente concentrar as atividades de liderança nas pessoas, os trabalhadores ficaram satisfeitos, mas sua produtividade será menor.
O controle tem por finalidade assegurar que resultados que foram planejados, organizados e dirigidos se ajustem os objetivos estabelecidos.
O planejamento abre o processo administrativo, o controle serve para o fechamento. O controle é importante para a organização, porque padroniza o desempenho, através de supervisão e inspeção, sendo assim, medindo e corrigindo o desempenho dos empregados através do processo de avaliação de desempenho pessoal.
No ramo empresarial, a ausência de um desses fundamentos pode acarretar consequências negativas que venham a comprometer o reconhecimento e desenvolvimento da empresa perante a si mesma e aos outros.
Os gestores devem ter a consciência de que gerem pessoas, devem se atentar a ouvir a sua equipe e captar o que for proveitoso para melhor desempenho de sua função.
Gestão Estratégica
Existem diferenças entra a gestão estratégica e planejamento estratégico.
O planejamento formula objetivos para selecionar programas de ação par a sua execução, levando em conta as condições para evolução da empresa.
A gestão estratégica acrescenta novos elementos de reflexão, gere toda a organização com o foco em ações estratégicas. Na gestão deve ser levantado o diagnostico estratégico, ou seja realizar o levantamento da situação da empresa; em seguida deve executada a Prontidão Estratégica, as ações devem ser tomadas pela administração para solucionar problemas.
O Direcionamento Estratégico serve para definir implementações de focos nos problemas encontrados para assim sobreviver ou se sobressair de cenários de crise.
Deve-se manter a Vigilância Estratégica para observar, acompanhar e questionar riscos e oportunidades. Para um bom êxito da gestão estratégica é necessário foco em seus objetivos e metas.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico denomina-se uma reflexão em determinar os valores, missões, objetivos, as metas, os objetivos estratégicos, as ações e o foco. Analisa o mercado interno e externo, auxiliando nas modificações, visando o crescimento, planejando, implementando e controlando.
Uma forma de agilizar e auxiliar nas tomadas de decisões, aumentando assim a capacidade de crescimento implantando no presente, mas buscando melhorias no futuro, buscando eficácia e melhorias nas comunicações internas e externas, direciona e oriente a entidade para programas de qualidade e especialização, promovendo uma consciência coletiva das necessidades.
O planejamento estratégico se divide em três dimensões:
• O planejamento interfere nas partes institucionais, centros, departamentos, e as áreas que necessitam de mudanças estratégicas;
• A implementação organiza e analisa os dados e implementa as decisões;
• O controle e responsável por mensurar e avaliar os resultados e adotar as ações corretivas;
Toda entidade deve fazer uma avaliar psicologia da sua própria organização uma analise swot, todas dever expor a sua visão, missão e objetivo.
• Visão: são ídeias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.
• Missão: é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.
• Objetivo: e aonde a entidade pretende chegar.
Para um bom planejamento estratégico e necessário uma analise de ambiente, ou seja, onde devo abrir o meu negocio, quando devo abrir, qual e a minha concorrência, qual publico conseguirei alcançar, quem somos e o que faremos. E necessário identificar as oportunidades, forças, fraquezas, ameaças e tudo o que pode afetar o cumprimento da missão.
Tarefa – Administração cientifica foi a primeira abordagem da teoria da administração. Criada por engenheiros, cientistas e administradores preocupados com a melhoria na eficiência do trabalho (o
...