ATPS Gestão da Qualidade
Por: aredesp2015 • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.953 Palavras (12 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso de Administração
Polo Uniderp
ANDREA DA SILVA BONALUME – RA 367701
ANA CAROLINA DA SILVA BONALUME – RA 367698
ENELISE GARCIA VILHENA – RA 389195
ISABELA DA SILVA BONALUME – RA 397317
PAULA CRISTINA FELIPE AREDES – RA 392502
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Semestre: Oitavo
Tutor EAD: Profa. Ms. Monica Satolani
CAMPO GRANDE-MS
Setembro/2015
ANDREA DA SILVA BONALUME – RA 367701
ANA CAROLINA DA SILVA BONALUME – RA 367698
ENELISE GARCIA VILHENA – RA 389195
ISABELA DA SILVA BONALUME – RA 397317
PAULA CRISTINA FELIPE AREDES – RA 392502
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Semestre: Oitavo
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Gestão da Qualidade do curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor Profa. Ms.. Monica Satolani.
CAMPO GRANDE-MS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................04
GESTÃO DA QUALIDADE.................................................................................05
EVOLUÇÃO DO TERMO GESTÃO DA QUALIDADE.................................05 e 06
PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE...........................................................06
OITO PRINCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE......................................06 e 07
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL.............................................................07 e 08
CICLO PDCA..............................................................................................08 e 09
CONTOLE DA QUALIDADE ON-LINE.......................................................09 e 10
FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO DA QUALIDADE.........................10 e 11
PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA...................................................11 e 12
CONCLUSÃO...................................................................................................13
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a aplicação das Ferramentas de Gestão da Qualidade e sua importância nas organizações. O cenário do mercado nos dias de hoje é altamente competitivo, e as empresas são cada vez mais forçadas a buscar maneiras de se adequar as exigências dos consumidores para se manter no mercado. A satisfação do cliente é o principal foco dentro desse contexto da qualidade, porém vamos ver que o cliente interno é muito importante para a aplicação dessas ferramentas e para o sucesso no alcance da qualidade nos processos.
Vamos apresentar os conceitos fundamentais da Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total, controle da Qualidade On-Line, Ferramentas de Planejamento da Qualidade e a importância de um Processo de Melhoria Continuam.
É impossível uma empresa se manter no mercado sem aplicar uma dessas ferramentas, a satisfação do cliente é o sucesso da qualidade dos produtos e serviços da empresa, e através das ferramentas evita-se os desperdícios, elimina os custos desnecessários e gera lucro para empresa. Veja no decorrer desse trabalho como funciona cada ferramenta e qual sua importância nos processos de qualidade e sucesso das organizações.
GESTÃO DA QUALIDADE
É uma forma de administração com o objetivo de alcançar a qualidade da produção dos produtos ou dos serviços de uma empresa, garantindo a completa satisfação das necessidades dos clientes internos e externos.
A norma brasileira ABNT NBR ISSO 9000 atribui a qualidade ao seguinte conceito:
“Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.”
Ou seja, o cliente atribui a qualidade e satisfação ao adquirir um produto em vários aspectos, como por exemplo, o atendimento, o preço, prazo de entrega, etc..
Nos dias atuais a exigência dos consumidores por qualidade está cada vez maior, fazendo com que as empresas busquem caminhos cada vez mais detalhados para oferecer não só um produto ou serviço com garantia de qualidade, mas todo o processo de atendimento até a entrega atenda aos desejos e supere as expectativas dos consumidores.
É necessário que haja uma fiscalização para garantir o direito dos consumidores e as empresas precisam ter uma gestão de qualidade implantada nos seus processos de produção para que os erros sejam identificados e corrigidos alcançando o sucesso na qualidade.
“A ampliação da abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode também ser percebida em responsabilidades que se agregaram a área, como qualidade ambiental e qualidade de vida, ética e valores”(MARSHALL Junior, Isnard. Gestão da Qualidade. 8. Ed. – Rio de janeiro: Editora FGV, 2006.)
EVOLUÇÃO DO TERMO GESTÃO DA QUALIDADE
Na Segunda Guerra Mundial surgiu o termo Controle de processos, utilizado para corrigir os erros dos produtos bélicos. Depois o termo evoluiu para Garantia da qualidade onde o controle era realizado em cada etapa. Já no inicio do século XX surgiu o Controle da Qualidade por Frederik Taylor.
Entre os séculos XVIII e XIX a qualidade de um produto estava relacionado em atender as necessidades do cliente, o trabalho era manual e era mais fácil identificar os erros porém com a revolução industrial onde o trabalho passou a ser mecânico foi necessário uma inspeção na linha de produção iniciando o modelo Taylorismo de produção em serie. Taylor apostava no treinamento dos trabalhadores para produzirem mais e com mais qualidade e o controle das atividades com o objetivo de verificar se estavam sendo desenvolvidas de acordo com as instruções e por Ford que utilizou os princípios de padronização de Taylor e criou novas técnicas alem do aperfeiçoamento da linha de montagem.
...