ATPS Produção
Por: Letícia de Souza • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
ETAPA 2 – Passo 02
Diante da acirrada concorrência mercantil, podemos concluir que as empresas devem se preocupar cada vez mais com a saúde de seus colaboradores, para que estes produzam mais e ainda melhor. Nesse contexto, a ergonomia se enquadra como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano através de diversos métodos, como os de análise postural. Ao oferecer melhores condições de trabalho, a ergonomia reduz a fadiga e o “stress” e consequentemente promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos mesmos.
Um método ergonômico de registro e análise postural foi aplicado no setor de pré-impressão digital de uma indústria gráfica, onde são desenvolvidas atividades com computadores, impressoras e dobra e corte de papel.
Durante uma jornada de trabalho, os operadores podem assumir inúmeras posturas diferentes e demandar esforços musculares que, no futuro, podem causar doenças ocupacionais. No decorrer do tempo, foi feita uma coleta de dados, para identificar e registrar as más posturas no trabalho. Foi entregue um questionário aos funcionários a fim de que fossem avaliadas as condições do posto de trabalho. Foram observados os tempos de permanência de diferentes combinações das posições do dorso, braços e pernas. No final foram propostas medidas de correção postural e de adequação do posto de trabalho ao operador.
Outro fato a ser exemplificado, ocorre na empresa em que o aluno Fábio trabalha que visa o fornecimento de materiais para construções civis.
A empresa Votorantin fornece a esta empresa sacos de cimentos de 50 kg, que são transportados por funcionários dentro desta mesma empresa. Contudo, foram observados e relatados casos de lesões posturais via coluna vertebral ao fato de haver o constante carregamento destes sacos em grandes quantidades subsequentes. O representante da empresa Votorantin ao ser notificado sobre as incidências trabalhistas, decide propor mudanças estruturais quanto ao peso de cada saco de cimento. Estão sendo aprovadas novas medidas em relação à quantidade de cimento a serem colocadas em cada embalagem, passando agora a serem embalados apenas sacos contendo 25 kg cada e assim evitando maiores danos a saúde física de quaisquer pessoas que mantenham acesso a este produto.
O estudo ergonômico é um processo minucioso que demanda tempo, observação e aprofundamento dos riscos causados nestas atividades e identificações de problemas nos postos de trabalho.
Para a realização de uma análise ergonômica é necessário focalizar o posto de trabalho e avaliar os elementos e as circunstâncias que o compõem separadamente, verificando todas as atividades realizadas, as posturas assumidas, tempo de execução das tarefas e a verificação das condições de trabalho.
...