ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÂO
Por: Sindy_clau • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
GESTÃO FINANCEIRA
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Claudia Almeida – RA. 8818350359
Higor Nunes RA: 8822340501
Kathleen Oliveira RA: 8824352770
Tatiane L. Santos RA: 8868409917
SÃO PAULO – SP
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
GESTÃO FINANCEIRA
Claudia Almeida – RA. 8818350359
Higor Nunes RA: 8822340501
Kathleen Oliveira RA: 8824352770
Tatiane L. Santos RA: 8868409917
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho – Técnicas de Negociação
Universidade Anhanguera – Curso de Gestão Financeira 4º Semestre
ob a orientação do professoro Sr. Renato Cavalheiro
SÃO PAULO – SP
2016
Etapa 1
Passo 1
Pesquisar na Biblioteca da faculdade, outro local ou na internet: livros, capítulos de livros, artigos em revistas técnicas, filmes ou palestras em vídeo que tratem do tema negociação, para conhecer a conceituação de negociação na visão de pelo menos outros três autores diferentes dos citados no livro-texto da disciplina. Escolher e anotar os melhores conceitos em sua opinião, citando a fonte. Preparar-se depois para discutir com a equipe suas anotações. Algumas dicas para sua pesquisa:
"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".(MARIOTINI, Paulo Ricardo, 2010)
"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)
“Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de desinteresses que aproxime e leve as pessoas conversarem.” (Matos, 1989)
Passo 2
Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (Pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?
Negociação com amigos:
Em uma reunião de amigos, discutia-se o lugar onde iriamos passar nossas férias. No primeiro instante cada um escolheu um lugar para ir. Foi dada a idéia de votação, ecolheriamos três lugares e que tivesse mais votos seria o escolhido.
Negociação com família:
Negociei a compra de um veículo com meu sobrinho, não obtive sucesso pois ele perdeu o DUT do carro, não tive como fazer transferência, não busquei informações gerais antes da compra
Negociação na vida profissional:
Recebi uma proposta de emprego em 2011 muito considerável comparando das condições que me encontrava na época. Como já tinha um considerável tempo na empresa negociei minha permanência desde que a empresa conseguisse suprir as condições oferecidas pelo concorrente. Consegui obter um resultado positivo e permaneci na empresa, mas com uma considerável promoção de cargo e salario.
Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (Seja uma viajem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc...)
Mais difícil é negociar com pessoas da família de forma geral, por ser família a negociação pode se confundir, tornando mais difícil. Num modo geral devemos separar bem o lado pessoal do profissional.
O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo da negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.
Em certos pontos você ter proximidade ajuda para negociar uma determinada situação, porém o fato de a outra parte achar que vai levar alguma vantagem pela proximidade pode interferir.
Já se negociasse com um desconhecido você agiria com mais cautela e atenção, talvez ficaria mais confortável pelo fato da outra parte não querer se aproveitar do fato de ser próximo.
...