ATPS Técnicas Negociação
Por: Evandro Santana • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.585 Palavras (7 Páginas) • 437 Visualizações
Anhanguera – Campus II[pic 1]
Curso: Administração/Ciências Contábeis
Disciplina: Técnicas de Negociação
O Processo de Negociação
Adna Rodrigues Martins RA: 9973020644
Evandro Santana RA: 8062803677
Gustavo Ferreira da Costa RA: 8096919375
Maria Maura Sousa RA: 8204928655
Patrícia Modesto Stefani RA: 8073819011
Trabalho apresentado a Prof. Eliezer da disciplina Técnicas de Negociação
Campinas SP
2014
Sumário
1 – Introdução ............................................................................. 03
2 - A arte da Negociação................................................................ 04
2.1 - Conceitos: .............................................................................. 04
3 – Comitê de negociação ......................................................... 05
3.1 – Nome: Comitê Gestão Estratégica ......................................... 05
3.2 - Finalidades Comitê Gestão Estratégica .................................. 05
3.3 - Empresários que iremos negociar ........................................... 06
4 - Teoria de Comunição................................................................. 07
5 – Conclusão .................................................................................. 09
6 – Referências Bibliográficas......................................................... 10
1 - Introdução
A negociação poderá concluir-se quando duas ou mais partes compartilham pontos de vista e informações para se chegar a um acordo favorável para as partes.
É o processo de buscar aceitação de ideias, visando buscar o resultado mais interessante possível, de modo que as partes envolvidas terminem satisfeitas por atingirem a oportunidade de exporem suas ideias e seus produtos.
Desta forma, é certo de que a arte de negociar, esta presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas, desde um simples ir ao mercado para fazer compras, até grandes decisões que envolvem grandes corporações. Sempre visando o melhor para ambas as partes envolvidas.
O mundo das negociações muda constantemente; o que se deixa ainda mais interessante, devido às variações até mesmo as condições psicológicas dos envolvidos.
Existem habilidades essenciais aos negociadores, como: criatividade, autocontrole, saber expor ideias no momento certo, trabalhar sobre pressão etc.
2 - A arte da Negociação
A negociação está completamente relacionada com o ser humano desde a antiguidade, em nosso dia-a-dia mesmo inconscientemente praticamos a arte de negociar.
Para falarmos de técnicas de negociação é preciso definir o que é uma negociação, a seguir apresentaremos alguns conceitos sobre negociações, com o objetivo de propor através de estudos bibliográficos a sua importância.
2.1 - Conceitos:
Junqueira (2003)
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Leigh Thompson (1998)
Negociação é um processo de tomada de decisões em que duas ou mais pessoas tomam decisões sobre alocação de recursos escassos.
Amato (2002)
Negociação é o processo por meio do
quais duas ou mais partes com objetivos conflitantes procuram conscientemente,
ainda que com cooperação mínima, chegar a um acordo satisfatório para todos.
Machado Moreira & Flavio A. Monteiro Gomes
Negociação: “Discussão, permuta entre as partes através do intercâmbio de informações, compará-las, avaliá-las e chegar a um consenso”.
3 - Comitê de Negociação
3.1 – Nome: Comitê Gestão Estratégica
PRESIDENTE: Patrícia Modesto Stefani
NEGOCIADOR: Gustavo Ferreira da Costa
ACESSOR TELEMARKETING: Adna Rodrigues Martins
SECRETÁRIA: Maria Maura Souza
REPRESENTANTE: Evandro Leme Santana
3.2 - Finalidades Comitê Gestão Estratégica
O objetivo do Comitê Gestão Estratégicas tem o propósito de dar andamento ao projeto “Feito em casa” com finalidade de solidificar e profissionalizar o trabalho dos funcionários ONG Viva a Natureza.
Por se tratar de um projeto de ampla consciência social e responsabilidade ambiental e ter seu objetivo principal a reciclagem de matérias reutilizáveis, com consequências gerando rendas para famílias menos favorecidas, podemos enfatizar que acreditamos no sucesso do projeto, pois contamos com apoio da Prefeitura Municipal de Esperança, além do mais será uma ótima oportunidade para as empresas que se engajarem no projeto e ter uma visibilidade maior, por estarem aderindo à preservação do meio ambiente e ainda por já termos o perfil de cada negociador.
Para que possamos alcançar nossos objetivos dentro de uma negociação é fundamental conhecer com quem estamos negociando, pois assim podemos estudar quais são seus interesses, além disso, traçarmos um perfil do mesmo para se atingir nossas metas.
Como estamos trabalhando com um modelo de negociação ganha-ganha que é cooperativo, em que o seu objetivo é atingir um acordo positivo da melhor forma possível para ambas as partes, que seja satisfatório para todos, como destaca AMATO (2002) “Negociação é o processo por meio do quais duas ou mais partes com objetivos conflitantes procuram conscientemente, ainda que com cooperação mínima, chegar a um acordo satisfatório para todos”.
Podemos chegar a um consenso que se as partes saírem parcialmente felizes, uma coisa e dada certa, é que todos sairão ganhando de algum jeito.
Além de tudo já proposto anteriormente, usaremos todo conhecimento de diferentes teorias, aproveitando o melhor de cada uma delas para se chegar a uma estratégia de negociação, e assim traçando um perfil de cada empresário do município de Esperança, visando um acordo satisfatório para as partes envolvidas que são:
3.3 - Empresários que iremos negociar
...