ATPS Técnicas de Negociação
Por: vanessafa2015 • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.542 Palavras (11 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Centro de Educação à Distância - UNIDERP
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Técnicas de Negociação
Prof. Ma Juliana Leite Kirchner
Ciências Contábeis
Ana Lúcia Ribeiro – RA 6705316153
Franciele Perpétua Correia – RA 6942013814
Jeremias Dias da Silva – RA 6942011477
Vanessa Regina Faria – RA 6573297163
Campinas – SP
09 de junho de 2013
Sumário
1 - Roteiro de preparação para negociações salarias
2 - Anexos
2.1 - Definições de Negociação
2.2 – Segredos da Negociação
2.2.1 - Introdução
2.2.2 - Desenvolvimento
2.2.3 - Considerações finais
2.2.4 – Referencias
2.3 – Habilidades para o sucesso da Negociação
3 – Referências bibliográficas
1 - Roteiro de preparação para negociações salarias
Nunca se está preparado para receber um ‘não’ como resposta a uma negociação salarial, por que esta resposta sempre gera uma desmotivação por achar que a empresa não está valorizando seu trabalho como se julga necessário.
Vendo que seu esforço e empenho não são reconhecidos, independente da sua dedicação a organização, o funcionário fica completamente decepcionado.
Geralmente o colaborador tentaria administrar o ‘não’ da melhor forma possível para não prejudicar o seu trabalho até ali realizado, porém buscaria novas oportunidades de valorização em outras organizações, muitas vezes a empresa perde um ótimo colaborador para o seu concorrente simplesmente porque não soube valorizar o potencial e o empenho do mesmo.
O colaborador deve sempre deixar claro quais são suas qualidades e força de vontade e o quanto a organização ganha com isso, alguns dos argumentos que podem ser utilizados são:
- A busca de novos conhecimentos para aumentar a produtividade da organização, essa busca geralmente é feita através do ingresso a uma graduação, do inicio de um curso profissionalizante, um curso de línguas ou a disponibilidade para participar de feiras, workshops e palestras relacionadas ao ramo da empresa;
- A busca do aperfeiçoamento, não só pessoal, como também profissional, para gerar inovação a favor da instituição;
- A dedicação, comprometimento e disposição demonstrados no cotidiano da organização;
- O investimento financeiro que se faz necessário para a busca do conhecimento e aperfeiçoamento;
- A sua responsabilidade com suas tarefas;
- O bom relacionamento que você mantem com os outros colaboradores da empresa, sempre estando disposto a ajudar e a sanar duvidas;
- Seu anseio pelo sucesso da organização, sua vontade de crescer junto com ela;
- Os bons resultados das suas tarefas, o quanto elas são feitas com carinho, cautela e agilidade;
- Sua ética no ambiente de trabalho com os outros colaboradores, com os clientes, com o sigilo da organização e com a politica da empresa.
Em contra partida, existe a situação onde a organizacional, por diversos motivos, não consegue conceder o aumento salarial para o colaborados naquele momento, então se o negociador for objetivo e expor o motivo pelo qual o pedido não pode ser atendido e demonstrar que ainda há esperanças, que em um futuro próximo uma nova negociação pode ser realizada pois ele reconhece o esforço e a dedicação do colaborador dentro da empresa, a situação se modifica.
Neste caso, a reação do colaborador será bem diferente, ele com certeza entenderá a situação atual da organização, seu reconhecimento e a valorização por parte da empresa, continuando assim a desempenhar suas tarefas com a mesma motivação e empenho, talvez agora ainda mais, pois sabe que para conseguir um aumento a empresa precisa mais ainda da sua colaboração.
2 - Anexos
2.1 - Definições de Negociação
A negociação está presente em todas as situações na nossa vida, em nossa família, com os amigos, no casamento e principalmente nas empresas. Há necessidade contínua de se chegar a um acordo satisfatório e num relacionamento duradouro dentro do contexto que nos encontrarmos. Por isso, saber negociar hoje no mundo da globalização é uma habilidade importantíssima para todo o ser humano tanto para sua vida pessoal quanto profissional.
Negociar é um processo onde duas ou mais pessoas com interesses diferentes tentam chegar a um acordo onde irá favorecer ambos os lados.
Cada negociador tem sua característica ou estilo de negociar que para se chegar a um acordo positivo é preciso conhecer tanto a si mesmo quanto ao outro negociador.
Abaixo faremos uma comparação do conceito de negociação de dois autores que são:
• Martinelli e Scare: negociação é um conceito em contínua formação, está relacionado à satisfação de ambos os lados. Saber negociar tornou-se um fator determinante para uma vida profissional e pessoal, bem sucedida, sendo uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno, devido o crescimento da pressão que empresas e pessoas sofrem para manter sua performance.
• Wanderley (1998): negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes, portanto, é preciso saber fazer com efetividade. Para isso, Wanderley (1998), cita alguns pontos que faz diferença: Verifique o seu estado mental. Um estado mental rico de recursos é a base para o sucesso. Um estado mental frágil e inadequado é a porta para o fracasso.
Enfim, a negociação nada mais é que um processo onde requer compromisso, responsabilidade e ética de todos para se obter o sucesso.
...