ATPS de estatistica
Por: Marcelli Goulart • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.411 Palavras (10 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Administração
4º Semestre
Estatística
ATPS DE ESTATÍSTICA
ETAPA 1
Alunos:
Bianca Pereira da S. Cardozo; R.A: 8091886054
Francelise S. Kucharski; R.A: 9902000835
Maíra Almeida R.de Oliveira; R.A: 9902010039
Patrícia Ianke Pereira; R.A: 1299252455
Marcelli Goulart; R.A: 8205975965
Professor: Paulo Cézar Menezes
SETEMBRO/2015
Sumário
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Histograma
Polígino de frequência
Gráfico de Ogiva
Média
Moda
Tabela 1 – Tempo de vida útil de duas marcas de lâmpadas de 100 watts (em horas)
Desafio B
Lâmpada A
Cálculos lâmpada A
Resultados obtidos:
Tabela de distribuição de Freqüência da Lâmpada A
Lâmpada B
Cálculos Lâmpada B
Resultados Obtidos
Tabela de Distribuição de Freqüência da Lâmpada B
HISTOGRAMAS
Lâmpada da marca A
Lâmpada da marca B
POLÍGONOS DE FREQUENCIA:
Polígono Marca A
Polígono Marca B
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO:
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, portanto, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam, sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar, com o apoio de ferramentas e modelos estatísticos lâmpadas de duas marcas distintas. Para cada vez que a empresa Vendomundo importa contêineres de lâmpadas especiais de duas marcas distintas (marca A e B) há um controle de qualidade realizado antes que cada lote de lâmpada importada saia dos países de origem, por tanto os dois fabricantes coletam amostras de 40 lâmpadas de 100 watts e medem o tempo de vida útil (em horas) de cada lâmpada. Para obtermos o tempo de vida útil das duas marcas de lâmpadas foi necessário ministrar a matéria do aprendizado em aula tais como a Regra de Sturges e ferramentas de Excel. Para tal, iniciamos com o entendimento analisamos todas as variáveis além da apresentação da tabela de dados. Por fim, buscamos avaliar o tempo de vida útil de cada lâmpada aplicando as ferramentas de estatísticas atendendo as necessidades da ordem da ATPS. Ao final apresentam-se as considerações finais e conclusões.
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística é aplicada em inúmeras ocasiões como, em ligações telefônicas, velocidade de processamento de um computador a proporção de participação no mercado das empresas de um determinado setor, suscetibilidade de empresas a uma determinada mudança no mercado, opinião dos alunos quanto à didática de um professor entre outras. Dentro disto, essas variáveis podem se distinguir em quantitativas (discretas/continua) e qualitativas (nominal/ordinal).
A partir do momento que você coleta dados de uma pesquisa eles são denominado de dados brutos, e para você poder compreendê-los é necessário colocá-los em rol (ordem crescente ou decrescente) e depois disso realizar uma distribuição de frequência (uma tabela que mostra classes ou intervalos das entradas de dados com uma contagem do número de entradas em cada classe) isso deixa mais fácil de visualizar os dados, por estarem agrupados .Onde analisaremos sua amplitude total (valor máximo - Valor mínimo), o número de classes através da regra de Sturges ( k= 1 + 3,33logn, em que n é referente ao tamanho de sua população), também é analisado a Amplitude do intervalo de classes ( h= at/k, onde a amplitude total é divida pelo número de classes).Para poder se identificar as classes é necessário saber o limite inferior e o limite superior, sabendo- se que existe o intervalo aberto (os limites da classe superior e inferior não pertencem a ela.), intervalo fechado ( os limites de classe superior e inferior pertencem à classe) e existe também o intervalo misto ( em que um dos limites pertence a classe e o outro não ).Com isso calculamos a frequência simples (fi), em que é o número de vezes que o dado se repete, a frequência acumulada (Fiac) é a soma da frequência para aquela classe e todas as anteriores, a frequência relativa (Fr) de uma classe é a porção ou porcentagem de dados que está em determinada classe.
...