Adm de produção pet shop
Por: amandacha • 9/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 1.814 Visualizações
[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH
Aline Marra
Amanda Fernandes Peris
Ana Clara da Silva Ribeiro
Elaine Regina Santana
Igor Caetano
Luciene Reis Ricoi
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO / TIG
PET SHOP
Belo Horizonte
2015
ADM DE PRODUÇÃO – TIG (Idog)
- Proposta de inovação do Idog Pet Shop é oferecer o serviço de hotelaria para cães e gatos com atividades de treinamento e lazer que visam facilitar as respostas dos animais aos comandos cotidianos (adestramento/socialização).
- A proposta de sustentabilidade é bem ampla, visto que o tipo de negócio favorece a aplicação de tais práticas: adotar produtos ambientalmente corretos e dosar o uso dos mesmos a fim de evitar desperdício. Faz-se necessário o uso de modelos econômicos de duchas para o banho dos animais, fácil acionamento de mangueiras e disposição dos reservatórios. Reservar água morna para dias mais frios é uma forma de economizar energia elétrica e será feito através dos reservatórios acoplados as células de aquecimento solar.
O descarte de resíduos que em sua maioria apresentam agentes biológicos, será feito de acordo com as normas da Anvisa, que propõe a separação de materiais e a identificação dos mesmos. Manter equipamentos de refrigeração para armazenamento de vísceras e cadáveres dos animais.
- A tecnologia da informação no processo produtivo fica por conta da utilização do software TOTVS S1 com disposição para 03 usuários, que custa apenas R$ 59,90/mês. Escolhido por ser usado totalmente na nuvem e eliminar a necessidade de alto investimento em equipamentos, pois é acessível de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar. A simplicidade do acesso também é um fator de alta importância produtiva e os recursos possibilitam que os gestores e usuários não percam tempo com tarefas que o próprio software prepara para eles. É possível utilizar a agenda diária com lembretes, cadastro de clientes, cadastro dos animais, controle financeiro, marketing e gráfico inteligentes que expõem o uso total de vacilas e tratamentos aplicados, bem como números de vendas e serviços efetuados atualizados dia a dia.
- FASE 1
Conceito do Produto: o produto/serviço atenderá aqueles proprietários de cães e gatos de estimação por oferecer banho e tosa, vacinas, medicações, tratamentos e serviços de hotelaria para os animais. A loja agregada oferece também brinquedos, alimentos e acessórios ligados aos animais, tudo isso pra que o cliente economize tempo encontrando tudo o que for necessário para a boa saúde de seu bicho de estimação num só lugar.
Os Quatros Níveis do Produto/Serviço
Produto Básico: atendimento e prestação de serviços para animais com banho e tosa.
Produto Esperado: serviço de qualidade com toda a atenção e carinho, desde o transporte até o tratamento final com uso de equipamentos adequados e de segurança. O preço e as promoções também são outros fatores diferenciais. Preza-se também, o bom relacionamento com o cliente que proporciona captação de ideias e necessidades através deste.
Produto Ampliado: produtos agregados aos serviços que o cliente jamais pensou encontrar num Pet Shop, como por exemplo, a flexibilidade de horários, a disposição de pronto atendimento 24 horas por dia.
Produto Potencial: atender sempre com qualidade, sob qualquer condição que o cliente precise. Uso de canais de atendimento como o Whatsapp, contato rápido, prático e seguro.
FASES 2 e 3
Projeto em nível de sistema:
SUBSISTEMAS | ESPECIFICAÇÃO |
Banho e tosa | Conjunto de cuidados higiênicos e de assepsia de cães e gatos inclui vários tratamentos estéticos que melhoram a aparência do animal. |
Produtos Pet Shop | Vendas de coleiras, roupas, remédios, anticoncepcionais, brinquedos de pelúcia, produtos para higiene pessoal, biscoitos e rações para os animais. |
Hotelaria | Hospedagem para animais cujo objetivo é cuidar deles enquanto seus donos estão em viagem ou se ausentam por longos períodos durante o dia. Parceria com hotéis da cidade que não aceitam hóspedes com animais. |
Assistência médico veterinário | Serviços emergenciais de medicação, cirurgias e sacrifício de animais em quadros irreversíveis. |
Transporte | Serviços de busca, remoção e entrega dos animais de forma adequada. |
Adestramento | Serviço de educação comportamental para os animais. |
Socialização / lazer | Serviços de integração dos animais com outros de diversas raças, incluindo brincadeiras que geralmente são necessários para filhotes que ainda não se acostumaram a passeios em ruas e parques. |
CAPACIDADE INSTALADA
Capacidade de produção de 0,5 atendimentos a cada 01 hora.
Capacidade mensal: 30 x 24 x 0,5= 360 atendimentos por mês.
CAPACIDADE DISPONÍVEL
Com 720 horas de capacidade mensal instalada.
Um turno diário de 08 horas, seis dias por semana. Capacidade disponível de 8 x 6 x 4 = 192 horas mensais.
CAPACIDADE EFETIVA
- Manutenção preventiva
- Tempos perdidos na preparação/troca de clientes
- Intervalos operacionais
ARRANJO FÍSICO
O arranjo físico de uma operação produtiva é definido como a preocupação com a localização física dos recursos de transformação. De forma simples, é a configuração de departamentos, de centros de trabalho e de instalações e equipamentos, com ênfase especial na movimentação otimizada, através do sistema, dos elementos aos quais se aplica o trabalho.
Sua importância dentro da operação visa eliminar atividades que não agreguem valor e enfatizar atividades que agreguem minimizar os custos de manuseio e movimentação interna de materiais; utilizar o espaço físico disponível de forma eficiente; apoiar o uso eficiente da mão de obra, evitando que está se movimente desnecessariamente; facilitar comunicação entre as pessoas envolvidas na operação, quando adequado; reduzir tempos de ciclo dentro da operação, garantindo fluxos mais linearizados, sempre possível e coerente com a estratégia; facilitar a entrada, saída e movimentação dos fluxos de pessoas e materiais; facilitar o acesso visual às operações quando adequado entre outros.
...