Administracao ERP
Por: belamilene • 9/8/2015 • Dissertação • 373 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
MILENE VIANA QUEIROZ
RGM = 15241106
POLO DIVIS ALEGRE
ERP (Enterprise Resourse Planning)
ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc...) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, de informação gerencial, e de apoio a decisão, etc).
Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP proporciona a uma corporação, esta é a maior confiabilidade dos dados, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, com a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da campanha, ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento, a empresa tem mais subsídios para planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção.
Dentre as varias vantagens da implementação de um ERP numa empresa alguns são :
Qualidade e eficácia; redução de custos; agilidade empresarial; otimização do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência), eliminação da redundância de atividades, redução das incertezas do lead time, redução de estoque.
Assim como há vantagens, também existe algumas desvantagens da implementação de um ERP em uma empresa são:
A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; dependência do fornecer do pacote; torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do modulo anterior, por exemplo. Logo, a informação tem que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho.
Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são: envolvimento dos usuários; definição clara de necessidades; planejamento adequado; marcos intermediários; equipe competente. Embora as vantagens são muitas, os custos e riscos também são consideráveis.
Artigo = Discussão
Fonte = Wikipédia[1]
...