Administracao da producao
Por: david1101 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.042 Palavras (13 Páginas) • 227 Visualizações
4 V´s: Volume, Variedade, Visibilidade, Variação da demanda. ADMINISTRAÇÃO DA: são as atividades, responsabilidades e decisões dos gerentes de produção ADM EFICAZ: o que se alcança com o resultado do processo, o prod final deve atender perfeita# e com precisão as necess e expectativas do publico alvo AVALIAR PROJETO: ver quais produtos vc tem e técnica# poder escolher 1, ter critérios p/ tomar decisão de escolha deste.
ARRANJOS FISICOS: 1. Posicional – Vol Baixo; Varied Alta; Transformado fica fixo – materiais, informações ou clientes não se movem; quem se movimenta são os equip, maquinários, instalações e pessoas, a medida do necess. Ex.: construção de rodovia, cirurgia do coração, restaurante de alta classe, estaleiro, manut computador de gde porte; 2. Processo – Vol baixo (pouco maior que Posicional), Varied Alta (pouco menor que o Posicional); Input Fixo: instalações e pessoal; Input Movimenta: informações, clientes e materiais. Ex.: laboratório e RX de Hospital, usinagem de peças p/ motores de avião, supermercado; 3.Celular- Vol e Varied nível intermed, comparando com Posicional e Processo, Input Fixo: instal e pessoal que estão no local denominada Célula, Input movimenta: recursos transformados (inform, materiais, clientes) que entrando em operação são pré-selecionados p/ movimentar p/ parte especifica da operação.Ex.: algumas empresas manufatureiras de componentes de computador, área de prod específ de supermercado, maternidade em hospital. 4.Produto: Vol Alto, Varied Baixa, Input Fixo: instalações e pessoal, eles ficam localizados conforme conveniência do recurso que esta sendo transformado. Sequencia ativ coincide com sequencia na qual proc foram postos física#.
COMO FUNÇÃO: parte da organiz que produz os produtos e serv p/ clientes EXTERNOS COMO ATIVIDADE: todas as funções podem ser vistas como produção, por meio de qualquer transformação de rec de input p/ produzir bens e serv p/ clientes INTERNOS ou EXTERNOS.
CONCEITO indica: Forma(forma global do prod ou serv); Função(maneira como prod/serv funciona); Propósito(necess a que o prod/serv deve satisfazer); Benefícios(vantagens que prod/serv trará ao consumidor. DIFERENCIA PRODUTO/SERV.: Tangibilid., transportabilid., Contato, Estocabilidade., Simultaneid., Qualidade (produto: result.; serviços: processo)
ESTRATÉGIA: conj de princípios que orientam o processo decisório (um conj de decisões). CONTEÚDO DA: estabelecer o papel da prod., os objetivos e as atividades. ESTRAT. DA PROD. Perspectivas: 1 TOP DOWN: o que a empresa deseja que a prod faça; 2 BOTTOM-UP a experiência diária que sugere o que a prod precisa fazer; 3 das EXIGENCIAS do MERCADO: o que o mercado quer que a prod faça; critérios ganhadores de pedidos (contribuem p/ realização do negocio); critérios qualificadores(levam pelo menos cliente considerar a empresa, mas não é o que decide o negocio); 3 elementos influenciam os objetivos da prod.: Clientes, Concorrentes, Ciclo de Vida do Produto(cliente valoriza: na Introdução: Flexibilid. e qualidade, no crescimento: rapidez, confiabilid., e qualidade; na maturidade: custo e confiabilid; Declínio: custo) 4 dos RECURSOS DA PROD. (RBV RESOURSE BASED VIEW competência ou capacit centrais): o que os recursos da operação podem fazer ( competência= desempenho, vantagem competit. sustentável) recursos=processos + intangíveis(cadeia de suprim – relacionam.; tecnol: conhecimento e experiência; desenvolv de prod)
FALHAS PREVENÇÃO E MANUT :1.Corretiva: manutenção realizada após acontecer a falha. 2.Preventiva: manutenção objetiva eliminar ou reduzir prováveis falhas. 3.Preditiva: realiza manut da instalação no momento que precisa. 4. Mista: combinação das abord de manut: corretiva, preventiva e preditiva. Causas das falhas: projeto, instalações, pessoal, fornecedores, clientes. Operações de Serv.: descobrir, atuar, aprender, planejar Poka-Yokes: dispositivos p/ prevenir falhas( sensores, gabaritos, contadores digitais, feixes luminosos). De fornecedor (bandeja cirúrgica) de Cliente (trava em portas de ônibus) Recuperação de Falhas: ação realizada quando ocorrem as falhas. Manut. Produtiva Total – TPM: em grupos pequenos os funcionários realizam a manut produtiva. FALHAS TAREFAS DE PREVENÇÃO E RECUP : detecção e analise de falhas – quais e porque ocorrem; sistema melhoria da confiabilidade (como reduzir riscos de falha ou minimizar consequências, como não dar errado); elaborar políticas e procedimentos que ajudem a recuperar falhas qdo ocorrerem, lidar com a situação no momento que algo sai errado.
FUNÇÃO : reunião de recursos para a produção de bens e serviços FUNÇÕES CENTRAIS: - Marketing comunica os prod. e serv. da empresa p/ seu mercado - Pesquisa e desenvolvimento: cria novos prod. e serv. -Produção: satisfaz as solicit dos consumidores com prod. e serv. FUNÇÕES DE APOIO: - Contábil Financ: informação p/ as decisões econôm e administ dos recursos financ. –RH: recruta, desenvolve pessoas e cuida do seu bem-estar. GERENTES: pessoa que tem a responsab de administrar alguns ou todos recursos da função produção
MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO: ABORDAGENS: do Benchmarking: comparar as por de 1 empresa com outras. Melhoramento Revolucionário (Inovação) mudança grande e dramática na forma como a oper trabalha. Melhoram contínuo: mais e menores passos de melhoram incremental. Reengenharia do proc de Negocios : abord radical revoluc de melhorm de prod Tecnicas Melhoram.: Análise Entrada-Saída( identificar as entradas e suas fontes, saída e suas destinações qto ao processo, esclarecer requisitos do consumidor e fornecedor; Fluxograma (visualiza o melhoramento); Diagramas de Relacionamento (situação p/ analisar causa e efeito); Diagrama Ishikawa (ver situação, onde, o que); Diagrama de Pareto (resolver maiores problemas na execução); Análise do por que-por quê (perguntas até identificar o problema)
...