Administração
Por: jopsaraiva • 4/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 217 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 5
RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR EM CASO DE ACIDENTE.................... 7
LIDERANÇA 9
1. AUTORIDADE FORMAL 9
ESTILOS DE LIDERANÇA 9
1. AUTOCRACIA 9
2. DEMOCRACIA 10
3. LIDERANÇA CARISMÁTICA 10
4. LIDERANÇA TRANSACIONAL 10
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, GESTÃO E OBJETIVOS ...................... 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho demonstrará a importância da liderança dentro da organização, através do gerenciamento de pessoas e motivação. Formar lideres, tem sido um desafio constante entre as organizações, visto que as empresas estão se convencendo de que não é possível realizar mudanças planejadas sem que seus funcionários se comprometam e adotem posturas coerentes, sem uma motivação.
Liderança e motivação são ferramentas imprescindíveis no mercado atual. As organizações necessitam desenvolver mecanismos para alcançar seus objetivos, precisam locar pessoas para desenvolver a liderança e gerar motivação, sem estes elementos sua sobrevivência no competitivo mercado sucumbe.
O objetivo geral deste estudo visa tratar a temática da importância de ser um ótimo profissional – líder motivado, através do objetivo especifico, que é pesquisar a bibliografia necessária para a liderança e motivação, através de livros, artigos periódicos e Internet.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Diante da crescente globalização e do desenvolvimento do mercado financeiro, é essencial que as empresas estejam aptas a acompanhar esta dinâmica, sendo que é de extrema importância para uma organização estar preparada, e para isso, é preciso contar com o RH a fim de que se mantenha em movimento.
A função do setor Recursos Humanos, vai muita mais além do que selecionar, contratar, treinar e remunerar os profissionais de uma organização, ou seja, o RH também tem como responsabilidade auxiliar no aumento de performance da corporação através da promoção do desenvolvimento e eficácia na gestão de pessoas para melhor aproveitamento do potencial de cada talento, deste modo, maximizando e acelerando resultados.
Nesse sentido, o método mais efetivo é o treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois se trata de uma excelente forma de viabilizar a reciclagem de conhecimentos, aprimoramento de habilidades diretamente ligadas as atividades desempenhadas pelo profissional.
Vejamos uma das várias definições de Treinamento e Desenvolvimento:
Treinamento: "educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa". Barreto (1995); Desenvolvimento: "aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização". (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000);)
Para que uma empresa alcance o sucesso, é determinante que haja investimento no capital humano, devido a sua capacidade inovadora, produtora para satisfazer o cliente. Bons resultados dos negócios são influenciados por uma boa gestão do clima organizacional.
Nesse sentido, diz Idalberto Chiavenato: "o treinamento é desenhado para proporcionar talentos com conhecimento e habilidades necessárias aos seus cargos atuais. Já o desenvolvimento envolve aprendizagem que vai além do cargo atual e se estende à carreira da pessoa com um foco no longo prazo para preparar as pessoas para acompanhar as mudanças e crescimento da organização".
No sistema capitalista e competitivo que estamos inseridos, as empresas têm investido em treinamento de seus colaboradores. Há tempos atrás, o treinamento estava voltado apenas para a preparação de atividades específicas, visando o conhecimento técnico sobre a realização destas, mas atualmente, percebe-se sua importância não mais somente para a preparação técnica, mas também para o desenvolvimento de competências comportamentais que auxiliem as pessoas a desenvolverem suas atividades da forma mais eficaz possível. Mas para que tudo isso acontece, são necessárias passar por algumas etapas de treinamento e desenvolvimento para alcançar o(s) objetivo(s). Vejamos algumas:
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1265049/professorawanussacampos
Além dessas etapas de treinamento e desenvolvimento, algumas empresas também adotam jogos e dinâmicas, como metodologia de desenvolvimento organizacional. Tais dinâmicas e jogos são escolhidos de acordo com as necessidades identificadas, competências organizacionais e individuais, cujas vantagens, é o melhor desenvolvimento das competências de uma empresa.
Segundo Maria Rita (pioneira e especialista em jogos e dinâmicas empresariais), os jogos empresariais podem ser aplicados em diversas situações dentro de uma companhia (e, em alguns casos, fora dela). Ela explica que: da seleção ao treinamento, é possível usar a técnica para colher dados a respeito de candidatos a vagas, verificar competências, diagnosticar clima e desenvolver características valorizadas pela empresa entre os colaboradores. (fonte: Canal RH - Revista - Ano 2007 - Nº 58 - junho/2007 por Wilame Amorim Lima)
Visto isto, vejamos as vantagens assinaladas abaixo:
...