Administração
Por: malkiasbrasil • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 270 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos abordar alguns temas referentes aos processos administrativos para ajudar um determinado estabelecimento a mudar a sua forma de trabalho, elaboraremos um planejamento estratégico para a empresa orientando á definição do negócio da empresa com suas missões, visões e valores, com propostas de ações estratégicas para colocar a empresa nos trilhos novamente e torná-la competitiva no mercado e focando muito nas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Etapa 1
Passo 1:
1 ) Quais são as principais habilidades necessária para um gestor de sucesso?
As principais habilidades para um gestor de sucesso é a competência nos processos administrativos colocando em pratica a perspectiva do planejamento estratégico abordando claramente para os seus subordinados qual o objetivo a seguir, organizar saber coordenar os recursos humanos e financeiros para se atingir o objetivo proposto, desenvolver o conhecimento em ação fazendo com que as coisas aconteçam dentro de uma organização saindo do papel para a realidade com eficiência e eficácia e interação com os seus colaboradores e ter atitude nos processos de tomadas de decisão.
2) O conceito de Empresa, gestor e empresário?
Empresa é uma instituição jurídica com personalidades diversas, caracterizada pela atividade que exerce economicamente organizada, ou unitariamente estruturada, destinada a produção ou circulação de bens ou de serviços para o mercado ou a intermediação deles no circuito econômico, colocando em funcionamento o ramo que produz, por meio do empresário individual ou societário, ente personalizado, que representa a empresa no mundo dos negócios. Existem três espécies de empresas segundo Maria Helena Diniz.
- Atividade primária - extração direta de produtos da natureza
- Atividade secundária - indústria ou manipulação de produtos
- Atividade terciária - prestação de serviços e comércio
É importante ressaltar que a atividade empresarial, ou empresa, é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.
3) Porque as empresas são consideradas sistemas abertos?
O sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito, operando sobre dados, energia, matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação, energia, matéria que dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos.
- Sistema fechado:
O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (que seria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.
- Sistema aberto:
O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.
[pic 1]
4) O que é missão, visão e valores organizacionais?
- Missão
É o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É a declaração dos propósitos gerais que demonstra as intenções fundamentais da gestão da empresa. Através de uma filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve esclarecer a cultura da empresa. A missão deve ser formalmente exposta, servindo de modelo e orientação para os colaboradores da empresa, no entanto a sua função é dar continuidade de orientação e uniformidade de propósitos.
- Visão
É o que a empresa almeja para o futuro é alinhado dentro do processo organizacional a através da visão a empresa declara para onde pretende ir. Normalmente a resposta a esta questão é formulada em função das análises internas e externas efetuadas por análises. Saber responder a esta questão é fundamental para uma clara definição da missão e dos objetivos da organização. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma realização de projeto ou sonho determinado, sobre os negócios e sobre a empresa, além da determinação a visão deve ser contagiosa para motivar a mudança.
- Valor
É o conjunto de sentimentos que estrutura ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização. Normalmente, os valores surgem juntamente com a missão, como uma simples relação demorada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam as pessoas como devem seguir os seus comportamentos na organização. Atualmente numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universos socialmente divididos, os valores, que procuram transmitir um sentido único a todos os membros nas organizações, assumem uma particular importância.
...